Deputado Caio Narcio libera R$500 mil para APAC Feminina em Frutal

1608apac1Nessa terça-feira (16) o deputado Federal Caio Narcio confirmou em entrevista à Rádio 97 FM que entrou na luta pela construção de uma APAC feminina em Frutal. APAC é a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado aos Condenados. A entidade já funciona para os condenados do sexo masculino.

O projeto foi encampado pela diretoria da associação, através da diretora Paula Queiroz e pelo advogado Renato de Oliveira Furtado.

Nessa entrevista, o deputado federal destacou que estará, ao final do ano, apresentando uma emenda ao orçamento Federal do próximo ano destinando recursos para a construção da entidade destinada ao público carcerário feminino. Vale ressaltar ainda que já há uma área destinada a essa construção.

Para Caio Narcio, as APAC’s ´ “é uma forma de dar às pessoas a possibilidade de um novo recomeço. Eu vejo que temos um barril de pólvora aqui dentro que é a cadeia e precisamos trabalhar para que muito em breve possamos viabilizar a construção de um novo presídio. Temos esse sonho que é a construção da APAC feminina que é um projeto maravilhoso”.

Caio Narcio destacou ainda que conversou com o advogado Renato Furtado e se dispôs a destinar recursos através de emendas ao orçamento do próximo ano. “Conversando com o Renato Furtado disse à ele que nós, enquanto deputado, temos a oportunidade de emendar o orçamento. Diante disso, fiz o compromisso de, no final do ano, com projeto e custo definidos, colocar uma emenda para viabilizar a construção dessa APAC feminina”.

A diretora da APAC, Paula Queiroz, destacou a sua felicidade em tomar conhecimento do compromisso feito pelo deputado federal Caio Narcio em destinar recursos para esse projeto. Paula ainda disse que “quando nas visitas no presídio, me entristeço quando vejo as detentas perguntam quando vai surgir a APAC feminina: e às vezes a gente fica no escuro”.

O advogado Renato Frutado também comentou o intento do deputado Caio Narcio em destinar esses recursos num momento em que o mesmo por problemas sérios familiares. Furtado disse que “que ele passa por um momento de fragilidade pessoal e emocional, mas é exatamente nesses momentos em que a pessoa mostra sua tempera, mostra a capacidade que ela tem de alto-supera-se e trazer benefícios no meio da dor”.

O advogado destacou que o “aprisionamento feminino tem características aprisionamento. As condições de encarceramento feminino são diferentes das condições do encarceramento masculino. Mas na prática isso não se sucede, mas deveria porque homens e mulheres não são iguais na forma de se comportar fisicamente”

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: