Planetário é atração no Shopping de Barretos até dia 31

2107ppO planetário é atração a partir desta sexta-feira na praça de eventos do North Shopping. O professor Pedro Paulo Carboni é diretor do planetário e contou que até o dia 31 deste mês o interessado poderá conhecer mais sobre a astronomia de forma geral. “O planetário simula o céu como é na natureza. Vamos trazer planetas, constelações, o dia, a noite, exploração espacial, uma aula de física, uma aula de ciências e desenho animado. É uma atividade educativa que vai trazer a astronomia para dentro do shopping de Barretos”, contou. Segundo o professor, a atração é direcionada para todos os tipos de público e adaptada para os espectadores.

2107pp2“O planetário pode se adequar para vários públicos: de crianças a professores de física. Então, de acordo com o público que chegar ao planetário, vamos definir a apresentação”, disse. Pedro Paulo Carboni detalhou um pouco mais sobre o planetário, que inicia suas atividades hoje. “A partir de meio dia de sexta-feira, dia 15, o planetário estará em funcionamento na praça de eventos. A tarifação é de R$ 10 por sessão. Se quiser, cada uma com foco diferente e um filme diferente”, disse.

“Vamos ver o surgimento do universo, como funciona o sistema planetário solar, onde nós vivemos, como se formou a Terra e como surgiu a vida nela. Para crianças, vamos ensinar o sistema Sol, Terra e Lua, o sistema planetário mais famoso que tem. Para o público em geral, temos uma sessão de astronomia de divulgação científica. E temos um filme que se chama ‘O Aniversário do Sistema Solar’, que mostra como ele surgiu e como se compôs até a configuração de hoje. Depois, teremos outro filme, mais de curiosidades sobre os 300 anos da astronomia no mundo”, reforçou.

O professor barretense faz um convite para o público conhecer o planetário, pois é uma oportunidade que costuma surgir em grandes centros. “Hoje, se alguém quiser visitar um planetário, terá que se dirigir a São Paulo, no Ibirapuera, ou grandes centros. E Barretos está recebendo o planetário digital, com projeção de 360 graus, full HD (alta definição), o que é uma novidade.

Peço para que os papais tragam as crianças, pois elas vão se maravilhar. Temos um desenho animado que mostra como acontecem as fases da lua, formação do dia, noite, uma viagem espacial. Os adolescentes que já estão estudando ciências e astronomia terão uma boa aula, vendo o que acontece no espaço, a alguns metros dos olhos. E quem tiver curiosidade com astronomia, terá acesso a enxergar os planetas do sistema solar e as galáxias a uma distância de alguns metros”, finalizou Pedro Paulo.

rrochaok

pizzaclubslider

alugase

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: