Homenagem a Pedro Macedo da Silveira (Marretão)*

1607marreta

DR. PEDRO MACEDO DA SILVEIRA, O MARRETÃO, PRECISA SER MAIS ESTUDADO
Os jovens de hoje devem se perguntar: Quem é a pessoa que deu o nome ao Estádio Municipal de Futebol de Frutal MG? Quem é Pedro Macedo da Silveira? Por que Marretão?
Muitos sabem que ele foi Prefeito em 1982 mas poucos sabem é que no brevíssimo tempo em que esteve na Prefeitura, 8 meses, ele construiu várias obras mas a mais importante foi o Estádio Municipal da cidade e ainda, como se não bastasse ter construído essa enorme obra ele deu seu próprio nome ao Estádio, o que era permitido na época.
Mas a história não para por ai, quando ele foi Prefeito ele tinha apenas 37 anos, o mais jovem desde então, ou seja, imagine você aos 37 anos chegar a ser Prefeito e depois ter a honra de ter a maior obra já construída na sua cidade com o seu nome, em vida, não era para qualquer um, e na verdade, não há registro de algo parecido na história nacional.
Pedro era popularmente conhecido como Marreta, daí o nome Estádio Marretão, o apelido é devido aos colegas de futebol que falavam que quando jogavam bola com ele, ele entrava duro, e coitado daquele que estivesse com a canela na frente.
1607marreta3Depois de ter deixado a Prefeitura, após 4 anos de várias perseguições políticas sem contudo encontrar qualquer irregularidade na sua administração, em 86, Pedro Marreta se candidatou a deputado estadual, como era muito carismático e popular estava bastante cotado, percorrendo toda a região com comícios em busca de votos.
Só que um desastre de carro num trevo em Uberaba lhe tirou a vida em 12 de novembro de 1986 às vésperas das eleições que ocorreram em 15 de novembro daquele ano. Como sua morte foi muito próximo às eleições não retiraram seu nome das contagens de voto.
O inacreditável foi que ao se apurar os votos, contabilizaram mais de 2.500 votos dados em “homenagem” para o então falecido candidato a deputado estadual Pedro Macedo da Silveira, Pedro Marreta, ou seja, mesmo todos sabendo que o candidato tinha morrido há 3 dias atrás, mais de 4.500 eleitores votaram em Pedro Marreta, pois na época não havia urna eletrônica e o eleitor tinha que escrever o nome do candidato escolhido numa cédula de papel.

1607marreta2Dr. Pedro Macedo da Silveira, o Marretão, precisa ser mais estudado, como diz o ditado: O homem é julgado por suas obras. Foi um frutalense que foi de engraxate de sapato à Prefeito e sobre tudo por que a envergadura da sua obra deixada (Estádio Marretão) só foi suplantada, dadas as proporções da época, pela instalação recente da UEMG em Frutal.

*Homenagem póstuma de seus filhos Leonardo, Leandro e Cíntia; familiares, amigos e netos Pedro Macedo Neto e Yasmin

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: