Profissionais da enfermagem são capacitados para lidar com aparelho de ventilação mecânica

0207freigabrielOs técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam no Hospital Frei Gabriel foram capacitados na manhã de quinta-feira (30), pela médica anestesista que atua na instituição, Marina Gross Gomes. Na oportunidade, eles foram orientados sobre como lidar de forma correta e configurar um aparelho chamado ventilador mecânico que tem a função de propiciar a oxigenação do paciente que se encontra internado em estado grave. O treinamento foi realizado no leito 10 do setor de internação que possui uma estrutura de atendimento semi-intensivo.

De acordo com Marina Gomes, em Frutal há muitos registros de ocorrências graves em que há a necessidade do paciente ser transferido para um hospital de alta complexidade como é o caso de Uberaba. É nesta hora, que segundo a médica, os profissionais da enfermagem juntamente com os médicos, precisam saber lidar com o aparelho para conseguirem estabilizar o paciente até que uma vaga seja conseguida em outra cidade. “Muitas vezes, o paciente tem que ser transferido entubado e o ventilador vai fazer a função de respirar por ele”, explica.

Ainda segundo a anestesista, o ventilador mecânico deve ser utilizado em situações envolvendo nível de consciência baixa do paciente, quadro de coma ou desmaio, problemas respiratórios graves, Acidente Vascular Cerebral (AVC) em que haja a necessidade de entubação. Para Marina Gomes, este tipo de treinamento precisa ser periódico porque além de capacitar os profissionais garante uma melhor assistência e uma chance de sobrevida ainda maior do paciente.

Já o diretor de enfermagem, Leandro Leonel, informa que a capacitação da equipe faz parte de um cronograma mensal. De acordo com ele, este mês ficou sob a responsabilidade da enfermeira do setor cirúrgico Elisei Jonas Ferreira ministrar ou chamar um profissional para falar sobre o tema proposto. “Sendo assim, ela convidou a médica Marina Gomes que muito bem orientou e esclareceu as dúvidas dos nossos colaboradores”, enfatiza. (Assessoria de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: