Ajude a prevenir o suicídio com a nova ferramenta do Facebook e CVV

1506faceO Facebook, ao lado do CVV (Centro de Valorização da Vida), está implementando uma ferramenta muito benéfica que funciona como um sistema de prevenção de suicídio. Se você já usa há algum tempo a rede social, deve notar que a pressão para parecer feliz é bem grande — afinal, é como um jogo aparências. Felizmente, o Facebook sabe disso, e essa ferramenta vai permitir que você marque anonimamente posts de amigos que estejam passando por dificuldades emocionais.
Por exemplo, muitos usuários, em meio ao mar de selfies no Paris 6 e textos acariciadores de ego, postam mensagens que talvez indiquem um pedido de ajuda. Se você não sabia como agir em um caso desses, agora pode ir até a página “Prevenção de suicídio” e enviar as informações para uma equipe do Facebook.

Outra maneira é: assim que um amigo postar um conteúdo que possa indicar uma tendência ao suicídio ou automutilação, você pode clicar em “denunciar publicação” — na seta lateral ao post. Depois, escolha “Acredito que não deveria estar no Facebook” e, na caixa “O que há de errado”, uma opção relacionada ao suicídio deve aparecer.

Isso tudo é feito de maneira anônima. Tanto que, após você marcar o post, a pessoa que fez a postagem vai receber uma mensagem do Facebook alertando o seguinte: “Um de seus amigos está preocupado com você”. A rede social não vai expor quem marcou a postagem e vai oferecer algumas opções ao suicida em potencial: receber dicas sobre o que fazer, conversar com um agente do CVV ao telefone ou conversar via chat com um amigo.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: