Receita começa a fazer restituições de IR a partir do dia 15

LeaoRendaReceita Federal libera hoje a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Estão no lote também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015. Neste lote tiveram prioridade idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave. Mas é importante que todos os contribuintes realizem a consulta para garantir que não há problemas com a declaração.

Para saber se teve a declaração liberada neste lote, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone (telefone 146). “A consulta poderá ser feita a partir de 9h. Na lista foi dada prioridade a idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, bem como àqueles que fizeram a declaração nos primeiros dias”, explica o delegado da Receita Federal de Uberaba, Mauro Luiz de Oliveira.

Contudo, Mauro destaca que é importante que todos realizem a consulta deste lote, pois também pode verificar se existe alguma pendência a ser sanada. “Se descobrir que existe algum problema, o contribuinte deve fazer a retificação da declaração, caso concorde. Se discordar, deve buscar a Receita, apresentar a documentação para que possamos analisar. Quanto mais cedo tomar essa providência, mais rápido será contemplada nos próximos lotes. Serão sete lotes, de junho até dezembro de 2016”, diz.

O crédito bancário para 1.612.930 contribuintes, inseridos neste primeiro lote, será realizado no dia 15 de junho.

IMG-20160606-WA0048

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: