Serviço de higiene e limpeza do Hospital Frei Gabriel se destaca pela sua eficácia

1705limpezaQuem anda pelo Hospital Frei Gabriel se impressiona com a limpeza e a higiene que são visíveis nos diversos setores da instituição. Tanto cuidado, segundo a infectologista da Comissão de Controle e Infecção Hospitalar (CCIH), Giovana Pena Silva, se justifica pelo fato das boas práticas em higiene hospitalar e técnicas corretas de limpeza fazerem parte dos princípios de qualquer instituição de saúde. Tudo, segundo ela, para se evitar contaminações e a disseminação de infecções, já que um hospital concentra inúmeros microorganismos, bactérias e vírus nocivos à saúde dos pacientes e também dos trabalhadores.

Já a enfermeira da CCIH, Elenice Pontes, explica que o serviço de higiene hospitalar tem como finalidade proporcionar aos pacientes e usuários um ambiente limpo e esteticamente organizado, livre de mau odor, visando conforto, segurança e bem-estar. Para isso, faz parte da rotina das profissionais responsáveis pela limpeza do hospital, a participação periódica em cursos e treinamentos práticos e teóricos, um deles realizado pela empresa paulista especializada no ramo de limpeza e higienização há 23 anos, Faria Produtos de Limpeza, de Barretos/SP.

De acordo com Elenice Pontes, no hospital são realizados três tipos de limpeza: concorrente, terminal e de manutenção. No primeiro caso, a limpeza é realizada enquanto o paciente encontra-se internado, no segundo exemplo, ela ocorre após a saída paciente ou óbito, e, por último, a limpeza tem como objetivo manter o padrão da limpeza das dependências, nos intervalos entre as limpezas concorrentes ou terminais. Neste caso, deve-se estar atento à reposição de materiais de higiene, recolhimento de resíduos, manutenção das superfícies limpas e secas. “Justamente, visando um serviço ainda mais qualificado, já existe um cronograma anual das capacitações da equipe de higiene e limpeza”, informa.

Ainda segundo a enfermeira, em muitas instituições, o líder da equipe do setor de higienização é o enfermeiro cuja atuação é considerada altamente positiva. “Quando a liderança do serviço é representada por este profissional, há uma maior agilidade nas metas a serem cumpridas e uma maior fluidez na comunicação multidisciplinar”, conclui. (Assessoria de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)

cornetopizzaok

rrochaok

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: