Começam as inscrições para o Enem 2016

enemInteressados em fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever a partir desta segunda-feira, dia 9. O formulário estará aberto a partir das 10 horas e fica disponível apenas até o dia 20 de maio, às 23h59. Para se inscrever, há uma taxa de inscrição no valor de R$ 68, que pode ser paga até o dia 25 de maio inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Porém, nem todos precisam quitá-la, é possível solicitar isenção. Ela será automática para pessoas que vão terminar o ensino médio em 2016 e estão matriculadas na rede pública de ensino.

Há também a possibilidade de declarar carência e solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2016. Isso pode ser feito mesmo por quem não está na escola pública. As regras para esta solicitação estão disponíveis no site oficial. As provas serão realizadas 5 e 6 de novembro.

Como se inscrever para a prova do Enem?
Interessados devem entrar no site oficial para preencher um formulário com seus dados. Para isso, é preciso ter em mãos o número do CPF e do RG. Além disso, é necessário informar o endereço de e-mail para que o estudante termine o seu cadastro.

É importante que ele seja válido e individual, pois o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pode usar tanto o e-mail, quanto o telefone  endereço para se comunicar com o participante.

Quem precisa de algum atendimento especial também deve declarar na hora da inscrição. Isso vale tanto para quem tem alguma dificuldade de visão e precisa de uma prova especial, quanto para gestantes, sabatistas, entre outros. Também neste momento é possível escolher ousar o resultado do Enem para a conclusão do ensino médio. Isso vale para quem tem pelo menos 18 anos no dia da aplicação da prova, não terminou o ensino médio  e quer aproveitar a prova para concluí-lo através do Enem.

O resultado do Enem é usado também para quem quer ingressar em um curso de graduação através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em vestibulares de algumas universidades, para ter benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Universidade para Todos (ProUni), para conseguir vagas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e até para participar do Ciência sem Fronteiras.

rrochaok

jm

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: