Frutal precisa de Centro de Diagnósticos por Imagem, reforça vereadora

0605maizaA vereadora Maíza Signorelli Nunes voltou a defender a instalação do Centro de Diagnósticos por Imagem no município. Para reforçar a luta por buscar recursos para a concretização desse benefício, ela enviou representação ao deputado federal Caio Narcio para que ele possa conseguir verbas do Ministério da Saúde para essa finalidade.

“Julgamos que um hospital do porte do Frei Gabriel já deveria ter um Centro de Diagnóstico por Imagens à disposição dos pacientes que ali são atendidos. Hoje, quem precisa destes exames necessita se deslocar para outros centros, atrasando o diagnóstico médico, com prejuízos à pessoa que precisa de tratamento médico adequado e urgente”.

O Diagnóstico por Imagem é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos, intervenção e inclusive tratamento em alguns casos. As técnicas mais comumente utilizadas são: Radiografias, também conhecidas como Raios-X; Mamografia; Ultrassonografia; Tomografia Computadorizada; Ressonância Magnética; Radiologia Intervencionista; Medicina Nuclear; PET CT; Densitometria Óssea e, atualmente, a versão digital da mamografia e radiografia.

“Exames realizados através de imagem têm importância relevante na prevenção e tratamento de doenças, pois a maioria das doenças não tem sinais ou sintomas no seu início, e os métodos de diagnósticos por imagem auxiliam no diagnóstico precoce sendo a melhor forma de se descobrir uma doença e assim iniciar um tratamento precoce aumentando a chance de sucesso no processo de cura. A grande maioria das doenças pode ser prevenida e até curadas se diagnosticada precocemente, em especial o câncer mamário e o da próstata”, justifica.

Outro ponto importante em relação ao diagnóstico precoce através da realização de exames por imagem é a importância no diagnóstico de possíveis patologias materno-fetais, no acompanhamento e na escolha da terapêutica mais adequada para cada caso, através da ultrassonografia transvaginal, obstétrica e obstétrica com doppler. “Pode-se acompanhar durante a gravidez o bebê, desde seus primórdios ao nascimento, avaliando aspectos morfo-funcionais. Permite ainda a orientação de processos invasivos mesmo antes do nascimento, como exemplo, a Amniocentese, a qual é realizada em nosso serviço de Ambulatório de Gestação de Alto Risco”.

A ultrassonografia permite também, através do efeito doppler, conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos, como por exemplo as utilizadas no aparelho circulatório (carótida, jugular, arterial e venoso). “O desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treinamento constante e uma conduta participativa do usuário. Cientes do interesse do Nobre Deputado pelas causas médicas, é que esperamos contar com a sua atenção, no sentido de conseguirmos para o Hospital Municipal Frei Gabriel este Centro de Diagnóstico por Imagens, que muito auxiliará os pacientes que ali são atendidos”, finaliza.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: