Teve veículo furtado/roubado? Saiba como pedir restituição do IPVA pago

A dica é para quem sofre com furto ou roubo de veículos. É possível pedir restituição do IPVA, o imposto cobrado pelo governo sobre a propriedade de veículos automotores. É fácil pedir a restituição do valor pago e o prazo é de até 5 anos a contar da data do registro da ocorrência. Confira na imagem abaixo o passo a passo para conseguir a restituição (Clique para ampliar)

2603restipva
Clique para ampliar.  Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

O valor devido do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é depositada na conta corrente indicada pelo contribuinte no formulário de restituição. O pagamento ocorre quando o veículo é encontrado, caso o roubo ou furto tenha acontecido no mesmo ano, ou no início do ano seguinte, caso o automóvel não tenha sido recuperado até 31 de dezembro do ano em que ocorreu o crime. Neste caso, o proprietário fica isento do imposto do próximo ano, na hipótese de permanecer sem o veículo.

O cálculo para saber quanto terá direito a receber é feita da seguinte maneira: basta dividir o valor pago do imposto por 365 e multiplicar o número encontrado pela quantidade de dias que o contribuinte ficou sem o veículo.

Na hipótese de um imposto pago de R$ 500 e de um veículo desaparecido por 90 dias, por exemplo, o valor a restituir de IPVA seria de
R$ 123,30.

 

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: