Casos de H1N1 colocam saúde em alerta em Frutal

1902h1n1O serviço de saúde de Frutal está em alerta quanto a circulação do vírus H1N1 na cidade. Nesse ano a chamada “gripe suína” começou a aparecer mais cedo não só na cidade, mas em vários municípios nas proximidades, e tem preocupado o setor de saúde porque a vacina preventiva só estará disponível a partir do final de abril. Em Frutal já houve um óbito confirmado pela doença e outros 9 casos suspeitos, sendo que 3 se confirmaram.

A gripe H1N1 pode se apresentar de forma agressiva especialmente em crianças, idosos ou pessoas que estejam com o sistema imunológico comprometido, como pacientes em tratamento de câncer, por exemplo. Assim, qualquer sintoma suspeito deve ser encaminhado para avaliação médica para evitar quadros de agravamento da doença. Dentre os principais sintomas estão febre alta, dor de garganta, tosse e indisposição.

Frequentemente o Blog do Portari tem recebido mensagens de frutalenses preocupados com a doença, com relatos de que vizinhos ou familiares dos internautas foram acometidos da doença. Por hora, a prevenção é o único caminho a ser tomado, ou seja, lavar sempre bem as mãos, evitar o contato com pacientes com suspeita de estar com o vírus e usar o álcool em gel. Vale lembrar também que em pessoas saudáveis e fora dos grupos de risco a H1N1, muitas vezes, vai passar por uma gripe normal em que o próprio organismo consegue combatê-la sem a necessidade de medicamentos específicos.

rrochaok

jm

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: