Noticias

Para além da explosão

A cidade de Frutal hoje está em pânico… explodiram um caixa eletrônico. Isso, todo mundo já sabe. O que mais me chama atenção na ação dos bandidos não é o fato da explosão em si ou do dinheiro levado. Isso é o de menos.

O que nós, frutalenses, devemos nos preocupar é com a audácia. Não foi um caixa eletrônico que explodiu: foi uma afronta dos bandidos ao Poder Judiciário de Frutal. Da mesma forma e facilidade com que entraram ali para pegar dinheiro do caixa, poderiam ter invadido salas, destruído processos e, sabe-se lá, encontrado armas apreendidas ou mesmo drogas que ali estiverem como provas de processos.

É esse tipo de situação que me preocupa. A fragilidade com que o Judiciário é guardado, sem um esquema de segurança decente e – ainda por cima – com um segurança desarmado ali fazendo figura a noite inteira.

A afronta ao Poder Judiciário é muito maior do que a explosão do Caixa Eletrônico. Essa ação expõe as nossas fragilidades no quesito segurança e, mais que isso, acende novamente um sinal amarelo em nossas cabeças, de alerta, de insegurança, de medo.

Que as autoridades policiais sejam competentes para desvendar o crime e colocar os bandidos na cadeia. E que nossos parlamentares, representantes em nível de estado, possam conseguir reforçar a nossa segurança, com mais policiais, com a efetiva instalação do projeto Olho Vivo, entre tantas outras medidas que poderiam ser úteis na prevenção ostensiva contra esses crimes. Espero, de verdade, uma resposta positiva para esse fato, evitando que novas atitudes criminosas como essas se repitam.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: