Para olhar o pára-brisas, às vezes é preciso entender o retrovisor

Montagem: Frutal De Volta ao Passado/Facebook
Montagem: Frutal De Volta ao Passado/Facebook

Que me desculpem aqueles que dizem que não olham para a história (ou retrovisor) na hora de conversar sobre política. Sim, me desculpem. Porque aprendi a vida toda em disciplinas de história que para compreender o momento atual, precisamos olhar para trás e verificar os erros, os acertos e compreender a conjuntura que nos levou até ao atual momento. Sim, por isso estudamos História do Brasil, o Império, o Regime Democrático, a Ditadura Militar, a Redemocratização, o Impeachment do Collor, o Plano Real e tudo mais quando estamos no Ensino Médio.

Quando paramos para olhar para Frutal e discutir essa cidade, é preciso compreender como Antônio de Paula e Silva chegou aqui, porque fundou essa vila, quais foram suas transformações, é entender que entre a lei aprovada que dava autonomia de município para Frutal e a sua verdadeira emancipação, passou-se um ano. É saber que o Paço Municipal, onde hoje funciona o museu, foi construído com o esforço da população que fazia quermesses e outra atividades para juntar dinheiro para que o governo municipal tivesse sua sede. É lembrar que JK passou por aqui, que tivemos o Senador Gomes da Silva e que a MG-255 é chamada de Rodovia Dr. Sandoval Henrique de Sá porque este, ex-prefeito e médico, morreu pouco antes da inauguração e era amigo íntimo do então governador de Minas.

Sim, entender Frutal é olhar para sua história. Compreender o momento em que estamos, é olhar para os anos passados. A imagem reproduzida acima sintetiza os últimos 23 anos da política local. Compreender o que estamos vivendo, as reclamações que temos, é olhar atentamente para essa imagem e ver os pontos positivos, negativos e pensar o que queremos de 2017 para frente. A história é implacável. Ela está escrita e não adianta querer “mudá-la”. No máximo, dar novas interpretações. Mas os fatos estão dados.

Fica aí a imagem como um retrovisor. E a sugestão para que se pense olhando o pára-brisas.

rrochaok

fernandolancheslider2

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: