Segurança pública e a falta de efetivo: precisamos levantar essa bandeira!

inseguranca-publicaSegurança pública sempre foi um dos grandes temas que tratei em discussões e artigos de opinião durante minha trajetória. E, novamente, volto a tocar no assunto num momento em que estamos até em níveis “toleráveis” de criminalidade, evitando, assim, que as opiniões sejam dadas somente em período em que há clamor social por conta de um ou outro crime mais grave.

Antes de prosseguir com o assunto, inicio parabenizando o comandante da 4a. Cia. de Polícia Militar, Capitão Ivanildo Gomes dos Santos, pelos excelentes serviços prestados à comunidade frutalense. Desde que foi alçado ao posto de comandante, realizou diversas operações e blitzes em locais estratégicos que restabeleceu a paz em áreas delicadas da nossa cidade. No entanto, mesmo com todos os esforços do comandante, Frutal ainda padece da falta de efetivo na polícia militar, assim como ocorre na Polícia Civil.

Tempos atrás publiquei um comparativo da nossa cidade entre o ano de 1995 e 2014, mas a realidade ainda não é diferente. Vejamos: Há 21 anos a cidade tinha cerca de 7 bairros e uma população estimada em 40 mil habitantes. Naquela época tínhamos cerca de 40 policiais fazendo efetivo serviço na nossa cidade. Passadas duas décadas, hoje temos mais de uma dezena de bairros, mais de 1.500 novas moradias entregues apenas nos últimos dois anos e, infelizmente, o número de policiais militares para atender a toda a área da nossa cidade continua praticamente o mesmo: em torno de 40 para fazer todo o patrulhamento ostensivo, mais serviços burocráticos e outros afazeres inerentes à PM. O salto populacional também é óbvio: crescemos cerca de 50%, ou seja, estima-se hoje que tenhamos cerca de 60 mil moradores em Frutal. Acho que é fica claro e evidente que alguma coisa está errada e não é culpa de quem está no comando: é culpa de quem deveria mandar mais policiais para cá.

Viaturas, felizmente, não faltam. Mas, efetivo… está longe de ser o ideal. No mínimo poderíamos ter aí uns 60 militares atuando na nossa cidade. No início desta semana, ao conversar sobre esses dados com o amigo Caio Heitor, presidente do IDC, este me disse que uma das bandeiras que deve empunhar a partir desse mês é o do problema da segurança pública em Frutal. E não se trata apenas em dar suporte a ações pontuais, mas levar essa realidade ao conhecimento do governo de MG e mobilizar o que for preciso para que possamos aumentar nosso efetivo ou, quiçá, ter o sonhado batalhão de PM instalado em Frutal, dando independência a nós (e à região do Pontal do Triângulo) de Uberaba (que já tem dois batalhões funcionando por lá).

Pode parecer que, ao defender essa bandeira nesse momento, esteja fora de contexto. Porém, Segurança Pública deve ser debatida diariamente, para que possamos buscar melhorias constantes. E, por isso, mesmo não havendo nenhuma situação ou clamor pelo assunto agora, é que faço o alerta: ou nos mobilizamos ou nossa cidade continuará crescendo populacionalmente com um déficit cada vez maior de efetivos.

campinaverdepopup

rrochaok

ioneidutra

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: