Noticias

Dois dias depois

Passados dois dias dos resultados das eleições, eleitos e reeleitos começam agora a pensar na chegada do dia 1 de janeiro, data em que todos tomam posse. Ontem mesmo alguns vereadores “novatos” e outros reeleitos já estiveram reunidos com a prefeita Ciça em seu gabinete.

==

Romero Menezes, por ser o mais votado, irá abrir a sessão da Câmara Municipal que elegerá o novo presidente da Casa no dia 1 de janeiro. Caberá a ele conduzir os trabalhos e dar posse ao novo presidente para que, só então, o novo prefeito seja empossado.

==

 

O futuro prefeito não deverá ter, de imediato, problemas institucionais com a Câmara Municipal. Normalmente os vereadores novatos não costumam fazer oposição nos dois primeiros anos de mandato, tempo considerado suficiente para que possam avaliar as atitudes do prefeito. Assim, o clima de “harmonia” deverá prevalecer na primeira metade da gestão. Depois, só Deus sabe!

==

Por falar no relacionamento Câmara x Prefeitura, pelo menos três vereadores surgem como fortes candidatos a presidirem a Casa a partir do ano que vem: Edivalder Cheiroso, Juninho do Sindicato e Gleiva Ferreira de Melo. Mas, nos bastidores, dizem que as duas presidências da próxima legislatura deverá ficar entre Edivalder e Juninho, nessa ordem.

==

Porém, tudo dependerá – e muito – do relacionamento do Legislativo com o Executivo. Só para lembrar, na última eleição para Câmara a prefeita não conseguiu eleger o vereador que era apoiado por ela.

==

Diz-se nos bastidores também que o secretário de educação Zé Luís está muito cotado para continuar na pasta pelos próximos quatro anos. O próprio prefeito eleito deu indicações nesse sentido no debate sobre educação realizado na FAF.

==

Apesar do final das eleições, o processo eleitoral ainda não terminou. Ele só estará concluso após a diplomação dos eleitos e consequente posse.

==

Ontem tivemos 1.511 acessos nesse site. No domingo, foram 900.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: