Jornalista faz palestra em capacitação de agentes de saúde e de controle de endemias

2701portariAgentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias participaram nesta semana de uma capacitação sobre a importância de seus trabalhos na promoção de saúde e prevenção a doenças como a dengue, a chikungunya e zika vírus.
Dentre os conteúdos ministrados durante o treinamento esteve um módulo sobre “Comunicação e Sua Aplicabilidade ao Trabalho”, que foi ministrado pelo professor universitário e jornalista Rodrigo Portari, doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua fala se deu a convite do secretário de comunicação da Prefeitura de Frutal, Samir Alouan.
Em sua fala, Portari abordou as diversas formas de levar conhecimento e conteúdo para a população, desde o simples diálogo até o uso de panfletos, cartazes e redes sociais no contato diário com a comunidade frutalense. “Foi uma boa oportunidade para conversar com os agentes e destacar a importância de uma boa comunicação e do uso das ferramentas de informação em favor da saúde da população. A experiência foi muito interessante e o feedback após a palestra foi muito interessante”, destacou o professor.
Na capacitação também foi demonstrada a importância dos agentes em saber lidar com os profissionais de imprensa e os cuidados em fornecer informações corretas tanto para a população como para equipes de reportagem. “Uma informação que não seja correta pode trazer prejuízos, tanto para a prevenção de doenças como pode provocar pânico desnecessário na população. Por isso, conhecer um pouco dessa linguagem dos profissionais da mídia é importante e acho que podemos demonstrar isso aos agentes”, reforça.
Além de Samir Alouan, acompanharam a palestra de Portari a coordenadora de saúde de Frutal, Nice Helena Franco Botelho, e os supervisores dos agentes locais.

rf2015d

ioneidutra

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: