Mais informações sobre o caso suspeito de Chikungunya em Frutal

febre-chikungunyaRecebi mais detalhes sobre o caso da paciente de Frutal diagnosticada com suspeita de Febre Chikungunya. Trata-se de uma mulher de 61 anos moradora do bairro Princesa Isabel. Ela relatou ter viajado para o estado do Alagoas recentemente, tendo retornado a Frutal no dia 14 de janeiro, quando começou a sentir os sintomas.
Ao ver que não melhorava, procurou a Unidade de Saúde Oswaldo Morelli, onde foi atendida. Lá, foi levantada a suspeita da doença, no entanto, serão necessário 30 dias para que os exames de sangue possam ser conclusivos. Apesar de não ter permanecido internada, ela está sendo acompanhada de perto pela Secretaria Municipal de Saúde. Da mesma forma o programa de combate a endemias já está reforçando sua atuação no Princesa Isabel, uma vez que a doença tem como forma de transmissão a picada do mosquito Aedes Aegipty, o mesmo que transmite a dengue.
Dessa forma, reforço o que disse mais cedo: a única arma é a prevenção. E aquelas velhas dicas de não deixar água parada em vasos de plantas, pneus velhos, manter quintais e terrenos sempre limpos, são as mais eficazes para combater a doença. Não deixem de tomar as ações necessárias para evitar a propagação do mosquito e, por consequência, das doenças que ele transmite: dengue, chikungunya e zika.

Agradeço a Secretaria de Comunicação de Frutal pelas informações prestadas.

rf2015d

moradaipeokok

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: