Noticias

Reviver Frutal faz doação de itens para o Museu de Frutal

O jornalista e professor Rodrigo Portari, representante do Coletivo de Cultura Reviver Frutal, fez uma nova doação para o Museu Municipal na tarde de ontem, 7 de janeiro. Em reunião com o secretário de Cultura, Raphael Rogério, foram doados três disquetes flexíveis de 5.1/4, da década de 1990, um clichê usado na impressão do jornal Pontal do Triângulo em 1990 e um carimbo utilizado pelo Jornal Pontal do Triângulo também na década de 1990.

Esse material pertence ao acervo do jornalista Rodrigo Portari, que está incorporado ao coletivo Reviver Frutal. A doação veio para reforçar peças de itens históricos que contam a história de Frutal. “Os objetos podem parecer simples, mas, por exemplo, não havia nenhum disquete desse modelo no acervo do museu e, mais ainda, com anotações que demonstram que eram utilizados no dia a dia da redação. Os discos ainda funcionam e se houver um leitor, é capaz de recuperar os arquivos lá dentro. Um dos discos contém um jogo antigo, de MS-DOS, que também foi doado para que as gerações futuras entendam a evolução dos games”, explica Portari.

O jornalista também destacou que possivelmente a peça mais rara doada seja o clichê do cabeçalho do jornal. “Há décadas o sistema de impressão foi trocado e falar em um clichê original, fundido a chumbo e com marcas de uso, é coisa rara. Ainda mais sendo uma peça que faz efetivamente parte da história de Frutal e do jornalismo frutalense. Fiz a doação para que esse patrimônio histórico e cultural chegue a mais pessoas. São objetos que fazem parte da minha vida, que vi em pleno funcionamento, e que hoje ficarão para as futuras gerações conhecerem um pouco mais”, finalizou.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação