“Precisamos recuperar a voz da região em Brasília”, diz Caio Heitor
Com vistas às eleições de 2026, o jovem Caio Heitor lançou seu nome como pré-candidato a deputado federal, tendo apoio dos ex-deputados Narcio Rodrigues (federal) e Zé Maia (estadual). Numa conversa sincera com o Blog do Portari, Caio fala de sua pré-candidatura e das necessidades de uma união regional para que o Baixo Vale novamente tenha um representante ativo em Brasília.
Na entrevista abaixo, o pré-candidato analisa todo o cenário político da região:

BLOG – O senhor é pré-candidato a deputado federal?
CAIO HEITOR – Estou me apresentando como pré-candidato, discutindo a melhor opção partidária e ouvindo as pessoas da região a respeito. A falta de deputado federal da região está trazendo um enorme prejuízo para nós e eu estou me dispondo a ocupar esse espaço.
BLOG – Nesse contexto, o que representa o apoio declarado da dobradinha Narcio e Zé Maia à sua pré-candidatura?
CAIO HEITOR – Significa que estamos começando bem. A região deve aos deputados Narcio e Zé Maia o melhor momento da sua história. As conquistas dos 12 anos da atuação conjunta de ambos no Congresso e na Assembleia testemunham um tempo único de grandes realizações. A perspectiva de poder retomar esse caminho é promissora. Mas eu diria também que é uma necessidade. Temos que voltar a sonhar e ter assento nas decisões políticas do estado e do país. Para mim, isso é ao mesmo tempo uma grande honra e uma enorme responsabilidade. Narcio e Zé Maia foram nossos maiores deputados. Mais que deputados, nossos maiores representantes em toda história. E quero repetir o que fizeram e fico feliz em poder contar com o apoio dos dois, que sempre foram professores de política na minha vida. Sei que não estão me apoiando somente na campanha. Vão além. Me ajudarão na condução do mandato, se vier a nossa desejada eleição.
BLOG – Dá para repetir o que eles fizeram?
CAIO HEITOR – Parece difícil, né. Mas eu acredito que, mais que repetir, temos quedar continuidade ao que eles fizeram. Em 12 anos, Narcio e Zé Maia, depois Caio Narcio – em seu único mandato – deram voz e vez à região. Nós éramos ouvidos e atendidos. As duas usinas sucroenergéticas, a cervejaria e a UEMG são apenas alguns exemplos de realizações que não existiriam na região se não fosse a atuação parlamentar do Narcio e do Zé Maia. O que seria de Frutal sem essas obras hoje? Mas política é sempre uma obra em construção, uma obra eternamente inacabada. Por mais que se faça, sempre restará o que fazer. A cartilha de Narcio e Zé Maia nos ensina que é preciso avançar muito mais.
BLOG – O sr. pode dizer como?
CAIO HEITOR – Claro. Veja a BR-153, a Rodovia Transbrasiliana. Anunciaram agora a duplicação do trecho entre Rio Preto e Icém. Já temos a duplicação do Trevão de Monte Alegre de Minas até Goiânia. Qual trecho falta? Exatamente o que vai de Fronteira ao Trevão, passando por Frutal, Comendador Gomes e Prata. E falta por que? Não é por acaso. Falta porque não temos deputados. Se o Narcio estivesse no mandato, esse trecho estaria sendo duplicado. Não porque é o Narcio, mas porque Frutal estaria na Câmara dos Deputados e não ficaria esquecida. Vou além. Desde Narcio e Zé Maia a UEMG é a mesma. Não cresceu. O projeto deixado pelos deputados previa a UEMG de Frutal com 15 cursos e três mil alunos entre 2018 e 2020. Tudo parou. E parou por que?Porque faltou a presença do deputado da região em Brasília para fortalecer o sonho de Frutal como cidade universitária.
BLOG – Os votos em deputados de outras regiões mostram que a Frutal e região não se importam muito com a representatividade própria. Como resolver isso?
CAIO HEITOR – Conscientização. Mário Covas dizia que o povo não erra nunca, a menos que esteja mal informado. Não dá para condenar o povo, em circunstância nenhuma. Nosso papel é mostrar o que está acontecendo. Nas duas últimas eleições, votamos em Janones, Nikolas e em deputados de mídia, que nunca vieram à região. E o que eles trouxeram pra cá? E quantas vezes eles vieram aqui nesse período? Eles sabem onde fica Frutal no mapa? As pessoas não sabem que esse voto apenas ideológico, divorciado da realidade, é como pegar um dinheiro do seu bolso e jogar fora. Cada deputado federal administra, em emendas e, portanto, em benefícios destinados para a população, mais de 50 milhões de reais por ano. Em quatro anos, destinam para suas cidades 200 milhões de reais. Com esse montante, poderíamos estar com uma saúde muito melhor para todos, com mais oportunidades de cursos universitários, com rodovias sendo asfaltadas e empregos sendo gerados. Esses, e tantos outros deputados votados aqui, nunca mandaram nada pra cá. As pessoas têm que saber disso. A campanha vai existir para mostrar isso. Temos que recuperar nossa força e nossa voz em Brasília urgentemente. É a única forma de devolvermos protagonismo à nossa região.
BLOG – Já temos muita gente anunciando candidaturas. Muitos candidatos significa risco de não termos deputados. Como lidar com isso?
CAIO HEITOR – Deputado não é de cidade. Deputado é de região. Qualquer pessoa que quiser ser candidato, pode ser. É um direito. Agora, quem quiser ser deputado, tem que ter força na região. Frutal sozinha não tem votos suficientes para eleger ninguém. Narcio e Zé Maia sempre se elegeram com a união do Pontal. Eu espero poder mostrar, no momento das eleições, os apoios que venho conseguindo em todo Triângulo Mineiro, e que me fazem otimista sobre a perspectiva de uma vitória. Não usaria a boa fé das pessoas de Frutal apenas para massagear o meu ego, alimentar a vaidade de ser candidato. Passo longe disso. Eu espero ser na campanha como pretendo ser no mandato: uma pessoa em quem o povo da região, e em especial o povo da minha terra, Frutal, possa confiar. Vou fazer a campanha mostrando viabilidade eleitoral e conhecimento das causas regionais. Eu quero honrar esse apoio do Narcio e do Zé Maia e mostrar que podemos fazer muito mais com tudo que eles nos ensinaram, a partir da confiança do povo da região.
BLOG – O sr. espera o apoio do prefeito Bruno Augusto?
CAIO HEITOR – Claro. Quero que ele ajude a liderar esse grande movimento a favor de Frutal. Quero o apoio de todos que puderem caminhar comigo. Prefeitos, vereadores, lideranças… Eu espero que o prefeito Bruno Augusto possa retribuir o apoio que lhe dei na última eleição. Já conversamos sobre isso e, na hora certa, vamos voltar a conversar. Somos amigos. Hoje ele está envolvido com o dia-a-dia da administração. Quero chegar às lideranças depois de ter feito uma grande articulação em nível regional. Mostrar que não estamos sozinhos, que temos povo. Sem isso, nenhuma candidatura prospera. Eu não sou candidato só do meu sonho. Espero ser candidato de uma proposta regional que vire necessidade para termos representação. O Narcio tem uma frase que fala muito bem sobre isso: quem quer se eleger tem que combinar é com o povo. Vou procurar fazer minha parte e tenho certeza de que o prefeito Bruno Augusto vai caminhar com Frutal nesse sonho.
BLOG - Por fim, em poucas palavras, o que se pode esperar do mandato de deputado federal de Caio Heitor?
CAIO HEITOR – Fundamentalmente, resultados. Podem esperar compromisso público, amor a Frutal e à região, dedicação total às nossas prioridades, e o desenvolvimento de uma capacidade para ouvir a população sobre nossas maiores aspirações na hora de destinarmos recursos e aplicarmos nas prioridades maiores. Educação de qualidade, saúde à altura da região, geração de empregos e oportunidades, habitação e segurança pública. Ensino Superior e apoio efetivo ao desenvolvimento regional, em especial ao agronegócio que alavanca a economia do Brasil e especialmente da nossa região. Uma coisa vocês podem ter certeza pela minha história e compromisso ético: vocês não verão Caio Heitor votar em projetos como a PEC da Blindagem, que foi melhor definida como a PEC da Bandidagem. Nela, votaram a favor vários deputados federais que se elegeram com os votos da nossa terra. Eu não vou envergonhar a minha região com atitudes tão levianas e oportunistas. Vou votar sempre para honrar a confiança que me for depositada pelo povo.