Empresário José Bernabé, fundador do Grupo JB, morre e deixa legado de empreendedorismo em Frutal
Morreu nesta noite o empresário José Bernabé, fundador do Grupo JB, ecossistema de empresas nascido em Frutal e referência regional no varejo e agronegócios. Ele tinha idade avançada e era uma figura respeitada pela comunidade local.
A trajetória empreendedora teve início em 1962, com a abertura do Armazém Luso-Brasileiro em Frutal, transformado em poucos anos na Lusolar. Em 1976, surgiu o primeiro supermercado da marca, o JB1. Em 2000, o ícone regional JB3 foi inaugurado — o maior e mais moderno da área — consolidando o crescimento da empresa .
Sob sua liderança visionária, o Grupo JB se expandiu com diversificação estratégica e lançou, entre 2020 e 2021, o Super Atacado Luso-Brasileiro e o Posto JB. Hoje, compõem o legado de José Bernabé empreendimentos como Supermercados JB, Super Atacado, Lusolar, Posto JB, JB Card e Agro JB, com cerca de 19 unidades em funcionamento em Minas Gerais .
A rede familiar, referência em gestão e responsabilidade social, alcançou um faturamento estimado em R$ 300 milhões no início de 2023 e segue com planos ambiciosos de novas lojas na região e meta de atingir R$ 1 bilhão em receitas no médio prazo .
Morador querido e empreendedor incansável, José Bernabé construiu, em seis décadas de trabalho, um legado de geração de empregos, desenvolvimento econômico e identificação com Frutal. A comunidade expressa pesar pela partida e gratidão pela sua contribuição duradoura.
Nossos sentimentos à família, colaboradores e parceiros que conviviam e transformavam sonhos em realidade com o senhor JB.