Noticias

Profissionais das unidades e dos serviços de saúde participam de palestras sobre prevenção às hepatites virais

A Campanha Julho Amarelo representada por um laço amarelo, reforça a importância das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais que podem se classificadas em Hepatite A, B, C e D.
Para falar sobre este assunto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta e quinta-feira (02 e 03 de julho), em uma das salas do SINE Frutal, palestras que foram ministradas pelo médico infectologista do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Flávio Bugiga e direcionadas aos médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas e serviços de saúde do município.
“As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Elas são causadas por vírus e algumas hepatites se dão pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas”, explicou o infectologista.
As formas de transmissão das hepatites variam conforme a classificação de cada doença e vão desde ingestão de alimentos ou água contaminada até via fecal-oral, agulhas contaminadas e sexo sem proteção.
Já em relação aos sintomas, na Hepatite A, o paciente apresenta fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia, urina escura, fezes claras e pele e olhos amarelados. Já as Hepatites B, C e D, a maioria não apresenta sintomas, por isso, a importância de se fazer o teste rápido para o diagnóstico e o tratamento precoce.
Quanto ao tratamento, segundo o infectologista, existe vacina para combater a hepatite A e ela faz parte do calendário infantil no Sistema Único de Saúde (SUS), com esquema de uma dose aos 15 meses de idade, podendo ser utilizada a partir dos 12 meses até 5 anos incompletos.
Já para a Hepatite B, a principal forma de prevenção da infecção pelo vírus também é a vacina, que é administrada em três doses (0, 1 e 6 meses), e está disponível no SUS para bebês e todas as pessoas, independentemente da idade.
No caso da Hepatite C, procure uma Unidade de Saúde e faça o teste rápido. A doença tem cura e o tratamento pode ser feito gratuitamente pelo SUS, por meio do CTA.
Já a melhor forma de prevenir a hepatite D é tomar a vacina contra a hepatite B, visto que esse vírus depende da estrutura do vírus B para se replicar.
Conforme destacou a coordenadora do CTA, a farmacêutica Lineia Nara, a Prefeitura oferece toda a estrutura necessária ao paciente como os testes rápidos, acompanhamentos médico e psicológico, exames laboratoriais e medicamentos.
Lembrando que um dos principais meios para saber se a pessoa possui ou não hepatite viral é o teste rápido que pode ser feito tanto nas Unidades Básicas quanto no próprio CTA, neste último caso, de terça a quinta-feira, no período da manhã. “É livre demanda, basta o paciente chegar no CTA munido de documento pessoal, não precisa de encaminhamento médico e nem estar em jejum, feito o exame o resultado sai em até 15 minutos”, informou Lineia.
No decorrer deste mês, a Secretaria de Saúde pretende desenvolver diversas outras ações de orientação, informação e conscientização sobre o Julho Amarelo.
O CTA de Frutal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, está localizado na Rua Prudente de Morais, nº 643, Centro. Mais informações pelos telefones: 3423-2615 e WhatsApp: (34) 9 9978-1158.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação