Depois de ser alvo de quadrilha especializada, Parque dos Lagos volta a ficar todo iluminado

Depois de um longo período de escuridão o Parque Leda Campos Borges voltou a ficar com toda a sua área devidamente iluminada.

Durante algumas semanas, a região onde ficam os lagos superiores e o bosque do parque ficaram tomadas pela penumbra causada pela falta de iluminação pública.

Isso ocorreu porque mais uma vez o Parque foi alvo de ladrões. Mas engana-se quem pensa que o furto da fiação foi feito por andarilhos, vândalos ou usuários de entorpecentes em busca de alguns fios para trocar por drogas.

Segundo funcionários da empresa Freitas & Morais que presta serviços de instalação e manutenção da iluminação pública na nossa cidade, o último furto ocorrido no Parque dos Lagos foi feito por pessoas especializadas e que entendem de ligações elétricas.

De acordo com os funcionários da empresa, prova de que o local foi alvo de uma quadrilha especializada pode ser comprovada pela grande quantidade de fios e conectores furtados. Ao todo foram levados 600 metros de cabos, ocasionando um prejuízo de mais de 15 mil reais aos cofres público.

Outro indicativo que, segundo a empresa, demonstra que o furto foi efetuado por pessoas com conhecimentos técnicos é o fato de a fiação não ter sida arrancada a esmo, já que não se tratou de um furto convencional pois os cabos estavam cortados de forma correta e até mesmo simétrica.

Inclusive para efetuar essa ação criminosa, a pessoa fez uso de um alicate de bom corte. O ladrão furtou toda a fiação daquela região desde o padrão que fica localizado na Rua Araxá e depois cortou os fios de todos os postes e caixas de energia.

Além disso, toda a fiação furtada do Parque era de alumínio e muito provavelmente foi revendida e reaproveitada em construções irregulares no nosso município. É importante lembrar que receptar produtos furtados é crime cuja pena é reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Para reinstalar toda a fiação levada do local foram necessárias a mão de obra de diversos profissionais que levaram dois dias inteiros para refazer todo o trabalho e deixar o Parque novamente iluminado.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação