Oficinas terapêuticas devolvem a dignidade humana a quem sofre de dependência química

Por Assessoria de Comunicação da SMS

Não é preciso ser especialista para saber que o cuidado com a beleza melhora não só a autoestima, mas promove a saúde e o bem-estar físico e mental, através de terapias alternativas que proporcionam segurança, conforto e tranquilidade.

É justamente esse tipo de tratamento humanizado, que o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferta a semana toda no CAPS-AD da Rua Itapagipe, que trata de pessoas com transtornos mentais devido ao uso abusivo de álcool e outras substâncias psicoativas.

Por meio das oficinas terapêuticas, cada dia semana é programada uma atividade. Na segunda-feira, os usuários participam de alongamento com passeio no Lago Municipal; na terça, acontece a oficina da beleza com cortes de cabelo e tratamento de manicure e pedicure; na quarta, é realizada a oficina de notícias; na quinta-feira, eles participam da tarde de cinema e na sexta-feira, é realizada uma assembleia com todos os servidores e usuários do serviço. Além disso, pelo menos uma vez ao mês os pacientes usufruem de um passeio externo com dia de lazer no Clubinho da Prefeitura.

Para que as oficinas terapêuticas tenham sucesso é fundamental a participação da sociedade. Exemplo disso, é o que acontece no dia da beleza com a doação do serviço de cortes de cabelo por um morador da comunidade e por um próprio usuário do CAPS-AD.

“Essas oficinas são de extrema importância para a recuperação de nossos pacientes, despertamos a autoestima neles, eles se sentem pertencentes a uma sociedade, os pacientes que sofrem de dependência psicoativa normalmente são excluídos socialmente e no CAPS-AD eles são tratados como iguais”, destaca Luciana.

Comments

comments