Corpo de Bombeiros detalha ações da Operação Carnaval em todo o estado
Após dois anos sem a festa de Carnaval, os grandes centros urbanos vivem a expectativa da retomada da folia em todo o país. Em Minas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vem se preparando desde o ano passado para garantir a segurança dos eventos e proteção dos foliões em todo o território mineiro.
Neste ano, além do Batalhão Carnaval, o CBMMG conta com a Operação Alerta Vermelho Especial Carnaval, criada com o fim específico de orientar os organizadores de eventos no uso do Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip), ferramenta que simplifica a tramitação dos Processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico, por meio da internet.
O intervalo sem a festa popular durante a pandemia foi importante para realizar um estudo detalhado com dados estatísticos sobre as principais ocorrências atendidas no período das festas. A análise da matriz de risco facilita o planejamento do emprego operacional, com base na identificação dos atendimentos mais recorrentes no Carnaval.
O empenho de Militares
O Corpo de Bombeiros terá 100% do efetivo, em condições de trabalho, mobilizado na Operação Carnaval. Eles serão empregados em ações de Ponto Base, prevenção contra incêndios e acidentes PCI (prevenção contra incêndio) e PCA (prevenção contra acidentes), ações de prevenção aquática em balneários, reforço no serviço ordinário, ações de coordenação e controle e no Batalhão Carnaval, que é uma estrutura criada para atuarem exclusivamente no atendimento das demandas do carnaval de Belo Horizonte.
Na RMBH estima-se mais de 1.500 empenhos e cerca de 100 viaturas para atendimento à população. No interior aproximadamente 4 mil empenhos e mais de 500 viaturas.