Bruno e Jerry se reúnem com direção da Ball para que a fábrica volte a funcionar em Frutal
O prefeito Bruno Augusto e o vice Jerry da Silva estiveram em Jacareí (SP), onde se reuniram com Fauze Villatoro, diretor-presidente da Ball, e outros membros da diretoria da empresa.
No dia 7 de dezembro a multinacional anunciou a suspensão de suas atividades em Frutal. Desde então, a Prefeitura, juntamente com o Governo de Minas Gerais, vem trabalhando para reverter essa decisão.
A boa notícia é que a empresa não tem interesse em vender a fábrica ou “ir embora de Frutal”. A partir desta reunião ficaram definidas algumas ações conjuntas da que serão desenvolvidas pela Prefeitura, Ball e por outros órgãos e entidades do município.
Uma das demandas apresentadas foi a construção de um trevo que facilitaria o acesso à fábrica. A multinacional se comprometeu a arcar com os custos da obra, contudo o projeto foi indeferido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. “Nossa intenção é fazer uma mobilização politica e social reunindo órgãos como a Câmara, a ACIF/CDL e outras entidades da sociedade civil organizada e representantes políticos da região para que essa demanda seja atendida e esse projeto seja aprovado pelo DNIT”, destaca o prefeito de Frutal.
Bruno Augusto ainda explica que segundo a direção da multinacional, as atividades da fábrica em Frutal foram temporariamente suspensas devido a mudanças e oscilações no mercado. “A direção da empresa nos explicou que, infelizmente, houve uma queda expressiva na demanda por latas de alumínio nos últimos meses, o que inviabilizou que a fábrica da nossa cidade continuasse operando”.
Contudo, Bruno explica que o plano de negócio da multinacional está passando por um processo de reestruturação do plano de negócios para tentar atingir e atender novas fatias do mercado. “Eles pretendem começar a produzir latas para empresas que necessitam dessas embalagens em menor escala, com isso eles pretendem angariar novos clientes e, consequentemente, isso contribuiria para que a linha de produção da nossa cidade volte a funcionar”.
O prefeito de Frutal disse que já deixou todos os setores do Executivo Municipal à disposição da empresa para que a Prefeitura de Frutal seja parceira nessa retomada das operações da fábrica no município. “Inclusive estiveram aqui nessa reunião o Procurador do município, Higor Queiroz, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz, para que juntos trabalhemos em busca de uma solução que poderá contribuir para retomada das atividades da Ball em Frutal”, finalizou Bruno Augusto.