Visitadoras do Criança Feliz ajudam no desenvolvimento de crianças com deficiência em Frutal
Em todo o país, o Criança Feliz realiza o atendimento semanal de milhares de crianças com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada ou como é conhecido popularmente BPC, que é um programa executado pelo Ministério da Cidadania voltado para idosos e pessoas com deficiência de famílias em condição de vulnerabilidade social.
O Criança Feliz demonstra que o acompanhamento continuado, as orientações e os estímulos oferecidos impactam no desenvolvimento de meninos e meninas, possibilitando que tenham um futuro com mais autonomia e independência.
O programa do Governo Federal leva as visitadoras sociais para dentro das casas de famílias vulneráveis. Não só carregando a perspectiva de intervenção para o desenvolvimento infantil, mas observando outras possíveis vulnerabilidades das famílias. “Assim, a gente consegue articular outros potenciais atendimentos dentro da rede governamental para que essas famílias tenham mais dignidade acessando políticas de bem-estar social”, explica Isabel Cristina dos Santos, visitadora do Programa Criança Feliz em Frutal.
O Criança Feliz foi desenvolvido com base em técnicas internacionais de cuidados defendidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). “A metodologia busca o estímulo por meio da brincadeira e do fortalecimento de vínculos. Ela permite o desenvolvimento do potencial, mesmo de quem precisa de cuidados especiais”, esclarece Isabel.
No país todo, o Criança Feliz já atendeu mais de 1,2 milhão de famílias e ultrapassou as 54 milhões de visitas realizadas em todo o território nacional. Ele é considerado um dos principais programas de visitação domiciliar do mundo.