Uemg de Frutal poderá realizar exames para a população nos laboratórios de biologia molecular

Na manhã desta sexta-feira (19), representantes da Vigilância Sanitária Regional realizaram uma visita nos laboratórios da Uemg de Frutal. A exemplo do que ocorreu na pandemia, em uma situação de emergência em que o laboratório realizou exames de covid, a intenção é que esse tipo de trabalho possa continuar com exames para a população de Frutal. Dengue, zika e Chikungunya são exames que podem ser realizados na instituição.
O biólogo Weliton Silva Gomes recebeu a comitiva da Vigilância e destacou que desde 2020 está na tentativa de estruturar o laboratório, de inicio para caso de Covid em 2021. “Agora a Secretaria Estadual de Saúde tem a proposta para realizar outros exames usando a biologia molecular. Seria muito interessante, porque além de atender a população teremos espaço para pesquisa e até futuramente a abertura para novos cursos da área da saúde”.
O representante da vice-direção, Josnei Freitas, salientou que é uma expectativa muito grande trazer a comunidade a prestação de serviço da universidade.
O coordenador da Vigilância Sanitária Regional, Mauricio de Oliveira, contou que essa ideia de aproveitar melhor a estrutura da Uemg começou durante o período mais crítico de Covid. “Com isso, entendemos ser de muito importante essa parceria que foi feita e temos que manter a política de centros colaboradores, usando a estrutura existente nas universidades públicas para fazer diagnósticos, em especial na área de biologia molecular. Essa estrutura que a Uemg de Frutal já, existe a possibilidade de atender a população com pequenos ajustes na estrutura atual”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação