Área do DER é revertida para o município após ampla articulação junto ao DNIT

Depois de anos de luta, saiu a tão sonhada reversão do terreno do DNIT, no bairro Alto Boa Vista, conhecido como Praça do DER. Para isso, foi realizada intensa mobilização de autoridades e representantes de classes que se reuniram com deputados e secretários de órgãos da União com a finalidade de conseguir a documentação.

Um dos articuladores, o vereador Edivalder Cheiroso, atual presidente da Câmara, já buscava desde o seu mandato anterior, a cessão dos 15 mil metros quadrados de terreno para o município.

De acordo com ele, além do desenvolvimento econômico, a revitalização da área proporcionará melhoria na paisagem e será de grande utilidade para a população de Frutal.

“Será um cartão de visita da cidade e também uma área utilizada pelos frutalenses e visitantes que poderão desfrutar e visualizar um local que antes servia para a prática de vandalismo. Agora vamos fazer uma visita in loco para dar início às obras que serão realizadas e garantir para as pessoas uma área desfrutável”, enaltece.

Outro que lutou por essa reversão, o empresário Romero Brito, diretor da 97 FM, enfatiza que esse era um sonho antigo que começou quando seu pai era o prefeito nos anos 80 e conseguiu a reversão de parte do terreno, a Praça Afrânio de Paula e Silva (Praça do DER).

Segundo ele, desde aquela época, ansiava para que o restante do terreno voltasse para o município de Frutal e se fizesse um projeto maior. “É importante que a cidade cresça com qualidade, que ofereça melhores opções para a população. Um lugar totalmente arborizado e que a população possa aderir e frequentar”, salienta.

O projeto para a ocupação do terreno já foi desenvolvido pelo arquiteto Ionei Dutra que planejou parquinho infantil, pista de caminhada, quadra poliesportivas, quiosques para picnic e outros benefícios de um grande complexo de lazer, que possa agregar também jogadores de baralho, pistas de skate para os jovens, entre outros.

“Queremos que tudo aquilo possa ser utilizado em prol da comunidade. Estes são os primeiros passos. A gente vai olhar e fazer uns ajustes e executando as obras aos poucos”, relata.

Também o prefeito Bruno Augusto declara a importância desta reversão do terreno que estava praticamente abandonado. A obra será executada por etapas, sendo que a princípio, serão feitos os levantamentos de custos para a parte hidráulica, iluminação, limpeza e arborização. Posteriormente, iniciará outras etapas como construção de pista de skate, quiosques, quadra de esporte e outras obras.

“Vamos discutir a revitalização que pretendemos fazer lá, juntando com a Praça do DER. Veremos quais as estruturas que pode ser aproveitadas e tornar o lugar seguro para que o cidadão possa usufruir.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: