Reunião orienta sobre a atualização dos protocolos de atendimento à varíola dos macacos

Na manhã desta segunda-feira, dia 08 de agosto, foi realizada uma reunião no Hospital Municipal Frei Gabriel que contou com a presença da equipe médica, diretores, gestores e enfermeiros da instituição, além de profissionais da saúde do hospital particular da cidade.

O objetivo, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Catarina Silva Oliveira Clemente, foi passar as orientações e atualização da Nota Técnica mais recente enviada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) que trata dos casos envolvendo a varíola dos macacos (monkeypox). “Foi um momento de atualização para a melhor estruturação da rede e do fluxograma do atendimento”, destaca.

Na oportunidade, a coordenadora falou sobre o que é a doença, as formas de transmissão e de tratamento, como identificar um caso suspeito, sinais e sintomas do paciente, como descartar a doença, a forma correta da coleta, para onde ela será encaminhada, o tempo para o resultado final e sobre o monitoramento do paciente feito pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) referência do bairro no período de isolamento que varia de 14 a 21 dias.

“Sempre que houver sintomas característicos da varíola que são lesões em várias parte do corpo, íngua, dores de cabeça e muscular, fraqueza, calafrio e febre, a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde ou os hospitais da cidade”, orienta Ana Catarina.

Lembrando que o município ainda aguarda o resultado oficial do exame de um caso suspeito que está em investigação em Belo Horizonte de um paciente que apresentou sintomas parecidos com a varíola dos macacos.

Por Assessoria de Comunicação da SMS

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: