Resultado para caso suspeito de varíola dos macacos em Frutal é negativo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, acaba de divulgar oficialmente nesta terça-feira, dia 09 de agosto, o resultado da coleta de exame do paciente de 28 anos que reside em Frutal e que apresentou na semana passada sintomas suspeitos para a varíola dos macacos.
Segundo a avaliação da coleta do material colhido no paciente e enviado no dia 02 de agosto à Fundação Ezequiel Dias, a FUNED de Belo Horizonte, o resultado apresentou como não detectável para a doença, ou seja, está descartado o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos no município.
Assim que soube do resultado, a coordenadora da Vigilância, Ana Catarina Clemente, foi pessoalmente à residência do morador informá-lo e orientá-lo sobre quais medidas ele deverá tomar a partir de agora, já que se encontra em isolamento inicial no período de 14 dias, conforme determina a Norma Técnica da Secretaria de Estado da Saúde. “Caberá agora ao médico fazer a avaliação clínica para saber se ele poderá ou não sair do isolamento”, informou.
Ainda conforme destaca Ana Catarina, mesmo que o resultado tenha sido negativo, a exemplo do que vem ocorrendo no mundo todo, o município está vigilante aos sinais relacionados à varíola e a Secretaria de Saúde orienta que qualquer sintoma suspeito, a pessoa deverá procurar uma Unidade de Saúde do bairro ou hospitais da cidade.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: