‘Um dos meses mais secos do ano’, prevê Inmet para agosto

A semana que dá início ao mês de agosto começou ensolarada no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. A previsão é que os próximos dias, assim como todo o mês, sejam de sol e tempo seco. Pelas manhãs, os moradores destas regiões devem notar temperaturas mais amenas, em torno de 10°C. Já as tardes são de calor, com termômetros que ultrapassam os 30°C.

Ar seco

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar de julho ter chegado ao fim, o cenário de baixa umidade registrado nestes últimos dias se mantém. Além disso, de acordo o Instituto, agosto é o mês mais seco do ano.

Quanto à ausência de chuvas, os climatologistas explicaram ao g1 que a situação de estiagem em 2022 ainda não foge do normal esperado. O Inmet detalhou que a diferença para este ano é que as frentes frias, que poderiam causar chuvas na região e que aparecem normalmente no mês de julho, não conseguiram avançar devido a um bloqueio atmosférico.

A climatologista Alcione Wagner ressaltou que os índices de umidade relativa do ar nesta semana devem estar entre 20% e 30%. É importante reforçar que, para respirar, o ideal é que este nível esteja em 60%, o que indica estado de atenção à hidratação para os moradores da região.

Fonte: G1/Triângulo

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: