Frutal registra seu 1º caso suspeito de varíola dos macacos

O número de investigações de casos de varíola dos macacos em Minas Gerais subiu entre a semana passada e a atual. Esse aumento de notificações preocupa autoridades de Saúde.

De acordo com dados atualizados e divulgados ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG), o aumento também foi percebido em cidades da região, incluindo Frutal, que  já tem ao menos 1 caso suspeito.

Maior cidade do Triângulo, Uberlândia contabiliza cinco casos suspeitos. É da cidade, distante 190km de Frutal, o primeiro óbito da doença no país. A vítima, um homem, tinha 41 anos e foi a óbito no fim de Julho.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, os casos de Uberlândia não teriam relação entre si, uma vez que somente a capital Belo Horizonte estaria com transmissão comunitária.

Ainda nao houve manifestação oficial sobre o caso suspeito em Frutal.

Dados em Minas

Na nova lista, divulgada ontem, são 63 novas investigações em Minas Gerais, que aguardam resultados dos exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Preocupadas, as autoridades de saúde dos municípios seguem os critérios de monitoramento e acompanhamento de pacientes, conforme protocolos anteriores de doenças infectocontagiosas.

Em notas enviadas à imprensa, alguns municípios informam quem aguardam repasse de normas mais específicas para a Monkeypox por parte da SES-MG e Ministério da Saúde, que são responsáveis pela elaboração dos regramentos.

Reportagem: Samir Alouan

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: