Agentes de saúde e de endemias terão reajuste salarial em agosto

O mês de julho encerrou com uma excelente notícia de reajuste do piso salarial para os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), anunciada na tarde de sexta-feira, dia 29 de junho, pelo prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira, durante reunião realizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação.

No auditório lotado além dos servidores, estavam presentes representantes da Procuradoria do Município, da Contabilidade, da imprensa local, além dos vereadores Edivalder Fernandes, Alex Freitas, Zizi, Juliene Sabino, Irma Rezende, Gislene da Silva, Alexandre Braz, Fernando da Quineira, Jhonanthan Lavador, Rapinha e Tõe da Veia.

Conforme explica o prefeito Bruno Augusto, o aumento só não foi concedido antes pela administração porque a Prefeitura teve que esperar a publicação da Emenda Constitucional nº 120/2022 de concessão do reajuste à categoria e das portarias junto ao Ministério Público, além do parecer do Tribunal de Contas. “São trâmites legais que temos que cumprir, agora o município está apto a fazer o pagamento que será retroativo a maio”, informou.

Ainda segundo Bruno Augusto, a Prefeitura vai enviar o Projeto de Lei em regime de urgência à Câmara Municipal e assim que ele for aprovado, em agosto já será feito o pagamento do novo piso salarial. “Pela primeira vez ao longo da história política frutalense um prefeito chamou uma categoria para conversar. Diante de tanta fake news é importante que um gestor informe a verdade dos fatos. Não estamos fazendo nenhum favor é uma obrigação nossa, o direito deles garantido por lei será respeitado na nossa administração”, concluiu.

De acordo com o presidente da Câmara, Edivalder Fernandes, assim que ele procurou o prefeito informando-o sobre o desejo de reajuste por parte da categoria, Bruno Augusto se prontificou a conceder desde que obedecidos os trâmites jurídicos e financeiros. “Estamos só aguardando o envio do Projeto à Câmara para aprovação que acredito será por unanimidade”, adiantou.

Para a secretária de Saúde, Patrícia Xavier, o reajuste significa o reconhecimento e a valorização dos profissionais em saúde: “São colaboradores que não medem esforços, faça sol ou chuva, batem de casa em casa procurando solucionar os problemas relacionados à saúde dos moradores”, destacou.

Na opinião da coordenadora da Vigilância em Saúde, Graziela Calixto, o reajuste do piso representa um marco histórico para uma categoria que desenvolve um importante trabalho no combate às doenças endêmicas.

Este também é o mesmo pensamento da coordenadora dos agentes de Saúde, Gisele Mengatto: “São profissionais que atuaram incansavelmente no combate à pandemia e que diariamente vão nas residências para levarem saúde de qualidade à população”, disse.

Há sete anos atuando como agente comunitária de saúde, Andreia Maria de Souza, definiu o que sentiu assim que deixou a reunião: “É de suma importância quando um gestor vem a público e informa ao servidor o que está acontecendo. Eu estava confiante que esse reajuste seria concedido e nós só temos a agradecer ao prefeito Bruno por este gesto de reconhecimento aos servidores públicos”, afirmou.

Segundo o setor de contabilidade da Prefeitura, no Projeto de Lei irão constar que seja atualizado o piso dos agentes comunitários e de endemias, bem como seja autorizada abertura de crédito suplementar para contabilizar a despesa com o pagamento por parte do município.

Os recursos são provenientes do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Cada servidor terá o salário base de R$ 1.707,48 reajustado para em torno de R$ 2.424, 00.

Por Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: