Famílias precisam procurar as Unidades de Saúde para pesarem os filhos e continuar recebendo o Auxílio Família

Por mais que já tenham conhecimento e são informadas sobre o compromisso social que possuem a cada mês, infelizmente, famílias que residem no município não têm comparecido às Unidades de Saúde da Família (USF) para a pesagem dos filhos.

A medida é obrigatória e faz parte do Programa do governo federal Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) regulamentado pelo Decreto nº 10852, 08 de novembro de 2021, instituído pela Lei nº 14.284, de 29 de dezembro de 2021, que integra várias políticas públicas de Assistência Social, saúde, educação e emprego e renda.

Para ser contemplada com o benefício a família deve ter renda per capita máxima de 205 reais, estar cadastrada no Cadastro Único e cumprir com as condicionalidades, uma delas, a pesagem dos filhos, uma vez ao mês na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. “Os dados coletados são fechados e encaminhados ao Ministério da Saúde”, informa a coordenadora do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social, Vania Couto.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária do município, Gisele Mengatto, na área da saúde as famílias deverão cumprir o calendário nacional de vacinação, fazer a pesagem mensal e o acompanhamento do estado nutricional de crianças com até 7 anos incompletos e de mulheres em idade fértil dos 14 aos 49 anos, do pré-natal para as gestantes.

“Cada Unidade de Saúde possui uma programação informada no momento da pesagem às famílias com data e horário pré-definidos. Os dados fechados são encaminhados à Secretaria Municipal de Assistência Social que por sua vez os envia aos Ministérios da Saúde e Cidadania que fazem o levantamento das famílias auxiliadas para então decidirem se irão ou não cancelar o pagamento do Auxílio Família”, informa Gisele.

De acordo com o setor do Cad-Único da Secretaria de Assistência Social, em junho deste ano foram contempladas no município 2.417 famílias que receberam o Auxílio Família no valor de R$ 400,00.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: