Expo Frutal 2022: encerramento da Feira de Agronegócios e início das atrações musicais 

Nesta quarta-feira, 29 de junho, deu-se o encerramento oficial da 4ª Feira de Agronegócios da Expo Frutal 2022. 

Foram, ao todo, três dias com uma extensa programação que envolveu o Torneio Leiteiro, Feira de Novilhas, Feira Sabores e Artes da Nossa Terra e um circuito de palestras escolhido a dedo pela organização do evento.

Resultado do Torneio Leiteiro

A competição, que teve início ainda na manhã de segunda-feira (27), chegou ao fim na noite desta quarta-feira. A premiação total do torneio foi superior a 36 mil reais. 

Depois de várias ordenhas e coletas, os produtores e expositores puderam, enfim, saber o resultado da competição, que obteve recordes em 2022 e uma média de produção de 51 litros diários por animal.

Confira:

Categoria Vaca Adulta 

1º André – Roxinha (Total de 208,54 litros) 

2º Fábio – Chumbada 

3º Orlando – Camurça 

Categoria Vaca Jovem 

1º Maria Abadia – Tramontina 

2º Raphael – Fumaça 

3º Maria Abadia – Opala

Categoria Master 

1º Raphael – Íntima 

2º Franthesco – Negrona 

Melhor qualidade de sólidos no leite 

1º Franthesco – Negrona  

Prêmios de participação 

Aristides 

Sandro

Valdonei

Valéria 

Vanildo 

Raphael Ferreira Barcelos, vencedor da categoria Master do Torneio Leiteiro de 2022, já participou em 2019, quando também foi campeão. “É muito gratificante para nós que participamos e também para as pessoas que vêm visitar e assistir, e cada vez temos animais com mais genética, produzindo cada vez mais”, declara Raphael.

O presidente da Cofrul, André Luiz Rezende, trouxe suas impressões finais do Torneio. “Temos um balanço produtivo e promissor. Realizamos o evento da melhor forma possível, tudo ocorreu dentro dos conformes. Tivemos uma participação muito grande dos produtores e também da população que veio prestigiar”, diz o presidente da cooperativa, que já está pensando na edição do próximo ano.

Feira de Novilhas

Adriano Queiroz, representante da Invest Agronegócios, fez um balanço geral da venda de animais durante a Feira de Agronegócios, e diz estar satisfeito com a adesão e com a quantidade de vendas realizadas, com 80% do gado comercializado.

“Foram três dias muito intensos e o fechamento da Feira nos traz a certeza de que realmente crescemos de 2019 até hoje. Agradecemos a todos que vieram e participaram. A Feira de Novilhas teve um percentual de vendas maior que dos anos anteriores e ver a quantidade de produtores que consumiram esses materiais me deixou muito contente”, diz Adriano.

Palestras

“Como melhorar seu rebanho e sua produção”

O último dia do circuito de palestras teve início ainda na tarde de quarta-feira, com a técnica da Select Sires, Manuela Gama. O tema escolhido foi “Como melhorar seu rebanho e sua produção”. 

“É sempre muito importante trocar essas informações, tirar as dúvidas dos produtores e aprender com eles também, para podermos levar essas experiências a outras regiões onde trabalhamos”, diz Manuela.

A Select Sires, empresa em que a palestrante atua, é especializada em comercialização de sêmen, mas, segundo Manuela, o objetivo é oferecer a genética acompanhada de uma orientação e de um acasalamento dirigido, a fim de atingir as metas do produtor para que ele obtenha sucesso e lucratividade. 

“Melhoramento Genético e seus resultados nas propriedades rurais”

Eduardo Ramos, consultor de agronegócios do Sebrae, também ministrou uma palestra sobre melhoramento genético. “Além de uma boa genética, o produtor precisa também criar ambiente e ter a nutrição adequada para que aquele animal que ele comprou o sêmen ou embrião possa exprimir toda a qualidade que ele busca”, complementa Eduardo.

“Seminário Mulheres no Agro”

Fabiana Queiroz, do Sebrae, ministrou a palestra que trazia à tona o tema mulheres no agro. “Falamos sobre a importância do papel da mulher no agronegócio. Cada vez mais elas vêm empreendendo e somando no papel da gestão do negócio rural, principalmente com micro e pequenos negócios”, explica Fabiana. 

A palestrante ainda ressalta que, por ser uma mulher que começou com o agronegócio, sabe da força da mulher para transformar a propriedade rural.

“Condições higiênico-sanitárias e qualidade do leite”

Em seguida, foi a vez de Karen Galvão, doutora em Tecnologia em Alimentos e docente do curso de Engenharia de Alimentos da UEMG Frutal, levar mais um tema importante para o circuito de palestras da Feira.

“A ideia inicial da palestra era trazer uma ideia geral sobre as condições de higiene antes e durante a ordenha e também sobre o processamento desse leite, seu armazenamento e refrigeração, e como isso afeta diretamente na qualidade do produto”, explica a docente. 

“Indicadores econômicos da Agroindústria 2022”

Fechando o circuito de palestras, a fala da professora Jamile de Campos Coleti, doutora em Economia e docente do curso de Administração da UEMG Frutal, teve como objetivo mostrar dados econômicos relacionados às principais culturas brasileiras, assim como aquelas que mais afetam a região de Frutal. 

“Falei um pouco sobre o panorama econômico do setor sucroenergético, da soja e do milho, e também do boi gordo. Para finalizar, apontei algumas oportunidades e ameaças que devem permear sobre o nosso setor, para que a gente consiga antecipar algumas tendências e obter o melhor resultado possível”, relata Jamile. 

Show na Praça de Alimentação e abertura da Boate Invernada

A quarta-feira também ficou marcada pelo primeiro show no Palco da Praça de Alimentação, que ficou por conta de Enzo & Danniel.

Abrindo a noite, a dupla animou o público presente na primeira noite de shows da Expo Frutal 2022 e mostrou-se muito feliz por voltar ao palco da festa mais bonita do Brasil. “Estivemos aqui em 2019, quando foi um festão, e dessa vez foi incrível de novo. Temos muito orgulho de estarmos presentes aqui”, declara a dupla.

Após o show de Enzo & Danniel, a Boate Invernada foi oficialmente aberta, com a presença do DJ residente. 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: