Chefe da Instrução do Tiro de Guerra utiliza a “Tribuna Livre” da Câmara

A “Tribuna Livre” da Câmara Municipal recebeu nesta semana, 1º sargento de Infantaria do Exército Brasileiro, Marcos Vinícius Rezende da Silva – chefe de instrução do Tiro de Guerra 11-009 de Frutal. Além de falar sobre o Dia do Exército, comemorado no dia 19 de Abril, o militar fez um balanço das atividades do TG, oportunidade em que apresentou projetos em andamento e mencionou planos para o futuro da unidade.

Conforme o sargento Rezende, o Tiro de Guerra de Frutal conta atualmente com 40 atiradores, que apesar de pouco tempo de formação, estão se destacando no cumprimento do serviço militar obrigatório. “Nossa unidade do Exército Brasileiro é uma escola de cidadania e está formando líderes para o futuro de Frutal”, destacou o instrutor, ao ressaltar que oito deles inclusive foram aprovados no último vestibular da UEMG.

O Tiro de Guerra de Frutal, situado na Rua Augusto de Lima, no Bairro Nossa Senhora do Carmo, é mantido através de convênio firmado entre o Município e a União. O Exército Brasileiro é o responsável pela instrução e fornecimento do material de emprego militar (fardamento e armas, por exemplo). Já Prefeitura mantém as instalações, disponibiliza servidores e providencia a alimentação dos atiradores.  

Em discurso, os vereadores demonstraram enorme satisfação com a visita do sargento Rezende. “Nesta segunda-feira (25) tivemos o privilégio de receber o instrutor do Tiro de Guerra, que falou sobre o Dia do Exército e destacou as atividades em andamento. Frutal é uma cidade privilegiada por contar com uma unidade o TG, estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelo atual comandante”, comentou Edivalder Cheiroso, presidente da Câmara Municipal.

Dia do Exército

No dia 19 de abril comemora-se o Dia do Exército. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação. O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: