UEMG adquire quase dois mil computadores para equipar as Unidades

A Gestão da Universidade do Estado de Minas Gerais está concluindo neste ano a compra de 1.431 computadores, que irão equipar laboratórios de informática e a área administrativa de todas as Unidades Acadêmicas. A soma dessa aquisição, iniciada em 2021, com a compra em lote também realizada pela atual gestão, em 2019/2020 – a qual resultou em 456 equipamentos providenciados – representa quase 2.000 novas máquinas.

Com a conclusão das licitações, o patrimônio da UEMG, que antes totalizava 3.801 computadores, registra um ganho de 12% nesse quesito, chegando a 4.257. O restante das aquisições foi reservado à renovação do parque informático da Universidade. Com a atualização, deverá diminuir a necessidade de manutenção de equipamentos, bem como aumentar a produtividade e a segurança cibernética nas Unidades.

De acordo com o Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Fernando Sette Júnior, “a ideia de se adquirir esses computadores perpassa principalmente por modernizar o parque tecnológico. Então, não vamos ter nenhum computador na universidade, hoje, inferior a processadores i3. Essa foi uma das premissas que a gente colocou: nenhum computador com defeito ou com algum problema que seja irrecuperável. [Os equipamentos,] então, vão atender às atividades de ensino, pesquisa e extensão, e também às atividades administrativas.”

O investimento em andamento já superou R$ 10 milhões e, segundo a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças (PROPGEF), o volume do recursos alocados para esse fim deve quase dobrar até o final do ano, devido a processos de licitação para a compra de novos projetores, notebooks e computadores de alta capacidade de processamento gráfico (workstations), voltados à criação de vídeos, softwares, efeitos visuais, modelos 3D e outros trabalhos comuns a cursos como Sistemas de Informação, Engenharias e Comunicação.

Os equipamentos já foram entregues em todas as unidades, com exceção de Ituiutaba, que deve recebê-los até o final desta semana. As unidades que possuem equipe de TI já estão fazendo a configuração dos aparelhos. Para as unidades que não possuem servidor da área informática, a equipe da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação, da PROPGEF, vem dando suporte direto, voltado à disponibilização dos computadores adquiridos o mais breve possível.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: