Professor renova parceria com Unity 3D para cessão de licenças aos laboratórios de informática da UEMG Frutal

A UEMG, por meio do Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior, obteve renovação da parceria com a plataforma Unity 3D para mais um ano. Já é o quarto ano que o docente conquista a colaboração com a plataforma. A parceria aumentou o número de licenças para 50 máquinas que podem utilizar o programa nos laboratórios de informática da Unidade Acadêmica.

O Unity3D é um motor de jogos poderoso, que permite criação de jogos 2D ou 3D, desenvolvimento de aplicações em realidade virtual e aumentada, construções de metaverso, dentre outras. É uma plataforma completa para aplicações e jogos em Android, IOS, Xbox, Playstation, Windows, dentre outros. Dentre jogos conhecidos desenvolvidos com o Unity 3D estão Among Us, Cuphead, Fall Guys Ultimate Knockout, Hollow Knight e outros. Cada licença custa hoje R$ 10.395,00 anuais. Com a disposição das 50 licenças, a parceria firma uma economia de R$ 519.750,00 em um ano.

O professor explica os benefícios do uso da plataforma aos estudantes: “Os alunos podem aprimorar conceitos aprendidos em programação em C#, processamento de imagens, bem como em projetos de iniciação científica ou grupo de estudos e pesquisa”. Ainda sobre o contato com a empresa, Sérgio explica como foi realizada a negociação das licenças: “A parceria foi feita há 3 anos, com cessão na época de 20 licenças, quando ministrei a disciplina de realidade virtual e aumentada, em contato com a matriz da empresa, onde a UEMG foi incluída como parceira. No ano seguinte, foi renovada e ampliada para 30 licenças, mas estávamos em período de pandemia.  No ano seguinte, a mesma situação, mas com renovação, mesmo sem termos utilizado.  Este ano, com a volta presencial, em contato com a empresa, conseguimos expandir para 50 licenças”, conclui o professor.

No curso de Sistemas de Informação, pode ser utilizado nas disciplinas de realidade virtual e aumentada, desenvolvimento mobile, desenvolvimento de jogos, e está disponível no laboratório para uso de todos os alunos da UEMG, não só do curso.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: