UEMG realiza I Seminário de Produção de Cachaça do Cerrado Mineiro

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Sucroenergéticas (NESUCRO) da UEMG Frutal, em parceria com a Secretaria do Produtor Rural – Prefeitura Municipal de Frutal, Associação dos Produtores de Cachaça de Alambique do Cerrado Mineiro, SENAR e SEBRAE, realizaram entre os dias 11 e 12 de abril de 2022, o “I Seminário de Produção de Cachaça do Cerrado Mineiro”. O evento foi direcionado a produtores de cachaça da região do Triângulo Mineiro e Alto do Paranaíba, bem como a comunidade acadêmica da UEMG.
No primeiro dia de evento, os participantes visitaram o Alambique Del Rey, situado na zona rural do município de Frutal, onde acompanharam o processo produtivo da cachaça, discutiram com o palestrante Caio Oliveira do SENAR sobre o modelo de negócio da cadeia produtiva da bebida, bem como como desenvolveram atividades práticas de identificação das características organolépticas de cachaças envelhecidas em diferentes madeiras.
No dia 12, os participantes visitaram a empresa MotoAgro para visualização de implementos agrícolas para a cultura da cana-de-açúcar cultivada em pequenas e médias propriedades. O evento também contou com as palestras “Safra da Cana-de-Açúcar 2022/2023: O que esperar” ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Felipe Almeida (Usina Cerradão), e “Qualidade da matéria-prima: pragas e doenças sobre a fermentação” – Profa. Dra. Márcia Justino Rossini Mutton (FCAV/UNESP).

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: