UEMG adquire 274 computadores para equipar laboratórios

A Unidade Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) adquiriu e distribuiu 274 novos computadores para equipar os laboratórios de informática, geoprocessamento, entre outros setores. A aquisição possibilitará a troca dos equipamentos utilizados pelas unidades administrativas da instituição. O recurso foi liberado por meio da Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças.
Os novos computadores vão dar suporte para as atividades de ensino, pesquisa e extensão de todos os cursos da universidade, em específico proporcionará melhor experiência aos cursos que utilizam programas que demandam melhor desempenho dos computadores para uso de aplicativos como os pacotes da Adobe, utilizados para edição de imagens profissional, editoração eletrônica, edição de gráficos vetoriais, edição de vídeo, criação de gráficos com movimento e efeitos visuais, entre outros; o AutoCAD, utilizado para a elaboração de peças de desenho técnico e criação de modelos 3D; o Visual Studio, utilizado para criação de software e; arcGIZ, utilizado para processamento de informações geográficas, modelagem tridimensional de terrenos e climáticas, entre outros.
De acordo com o Diretor da UEMG Frutal, Leandro De Souza Pinheiro, “A principal função dos novos computadores é atualizar a nossa base computacional. Temos computadores que já estão bastante obsoletos, assim, fizemos o contato com a Reitoria e as Pró-reitorias e expusemos a situação e solicitamos a aquisição de novos computadores, recebemos muito apoio de nossos superiores em Belo Horizonte e começamos a organizar os procedimentos de compra, com a ajuda de nosso CPD e dos professores. O ganho com os novos computadores será muito importante, considerando que temos o curso de Sistemas de Informação, que por si só já requer a utilização de sistemas atualizados. Outros cursos também necessitam para atividades como geoprocessamento, análises estatísticas, modelagens dimensionais e também para encontros e reuniões online”.
A instalação dos novos equipamentos já começou e está prevista para término antes do início das aulas.

De acordo com o Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Fernando A. F. Sette P. Júnior, “A ideia de se adquirir esses computadores perpassa principalmente por modernizar o parque tecnológico. Então, não vamos ter nenhum computador na universidade, hoje, inferior a processadores i3. Essa foi uma das premissas que a gente colocou, nenhum computador com defeito ou com algum problema que seja irrecuperável. [Os equipamentos], então, vão atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unidade e também as atividades administrativas.”

Ainda sobre os projetos realizados com o apoio da Pró-reitoria, Sette comenta que a equipe de Planejamento, Gestão e Finanças trabalhou, especificamente na Unidade de Frutal, com outras atividades como o cerceamento, uma demanda muito antiga da comunidade acadêmica e que foi concluída, assim como as obras do passeio também finalizadas. “Estamos passando agora pela manutenção predial do telhado do Bloco Administrativo que é onde funciona um laboratório. [O local] tinha um problema de infiltração constante e nós estamos solucionando. Vamos ainda passar pela manutenção predial do Bloco A e Bloco B, que o contrato foi publicado na data de hoje, deve ter a ordem de serviço emitida ainda na data de hoje. Por fim, estamos em negociações juntos ao DER para poder fazer a execução do projeto da subestação de energia para o complexo administrativo e acadêmico como um todo. Acreditamos que esse projeto esteja fechado até meados do ano e a gente consiga ter essa licitação no mais tardar até o fim do ano. A gente destina essa verba para poder atender melhor nossa Unidade Acadêmica, os pesquisadores que têm aí, os projetos de extensão e principalmente nossa comunidade de alunos”, completou.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: