Secretaria do Produtor dá suporte a moradores da zona rural de Frutal

As estradas rurais de Frutal já não são mais as mesmas. Se há vinte anos elas serviam para o escoamento da produção leiteira ou da abacaxicultura, agora as vias são ocupadas por treminhões responsáveis por transportar toneladas e mais toneladas de cana de açúcar e de soja.

O problema é que sobram estradas, são mais de oito mil quilômetros de vias vicinais, e faltam maquinários e mão de obra. Aliás, os poucos equipamentos que a Prefeitura de Frutal possui já estão bastante antigos e obsoletos. “Inclusive, a motoniveladora usada pela Secretaria foi adquirida na gestão de 93. Para piorar a situação, hoje em dia quando se adquire um maquinário, a própria empresa pede em média um ano, um ano e meio para efetuar a entrega desse equipamento”, explica Carlos Humberto Ferreira Júnior, secretário do produtor rural.

Ele ainda explica que a pasta já está promovendo processos de licitação para a contratação de empresas que ficarão responsáveis por executar serviços de manutenção na zona rural. “Mesmo assim está difícil devido ao aumento constante no valor dos combustíveis, houve semanas que o combustível subiu até duas vezes e uma patrola consome cerca de 200 litros de combustível por dia. Ou seja, está difícil encontrar empresas interessadas em executar esse tipo de serviço para o Poder Público”.

O secretário ainda esclarece que a Secretaria só tem a obrigação de arrumar as estradas que são municipais. “As pessoas às vezes confundem as coisas, nossa responsabilidade é com estradas que servem a toda a população e não aquelas que estão restritas a uma propriedade rural e beneficiam um número reduzido de cidadãos”.

Mas engana-se quem pensa que o único papel da Secretaria se resume a promover a manutenção de estradas rurais, a pasta oferece uma gama diversa de serviços. “Nós efetuamos também limpeza e manutenção de mata-burros e pontes e ainda fornecemos assistência técnica de veterinários e engenheiros agrônomos. Por isso precisou desse tipo de auxílio ou mesmo se você se deparou com uma ponte quebrada ou estrada com problemas de tráfego, entre em contato conosco pelo 3423-2602”

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: