Itapagipe castra e cuida de animais abandonados

Os animais abandonados nas vias públicas eram um dos problemas que mais incomodava a população nos diversos bairros da cidade, por isso, a administração agilizou a inauguração do CERCA (Centro de Reabilitação e Cuidados Animais) Wanderlon de Freitas Barbosa, ocorrida em junho de 2021, que levou o município a receber uma verba de R$ 70.000,00 (setenta mil reais), por emenda do Deputado Federal Fred Costa, através do vereador Divininho, para ser utilizada na manutenção de alimentos e remédios dos animais abrigados.

Em continuidade ao projeto de proteção aos animais, em janeiro de 2022, o município recebeu um Castramóvel, por iniciativa do vereador Cascão, através do Senador Antônio Anastasia, e em 22 de fevereiro, teve início a castração de animais no Cerca.

Foram castrados 14 animais pelos veterinários cadastrados na prefeitura e alguns deles já foram adotados. A meta é castrar 40 animais por mês.

Segundo Marcelo Maluf, Secretário do Meio Ambiente, assim que terminar a castração dos que estão no CERCA, terá início nova busca de animais abandonados nos bairros.

Estima-se haver em torno de 500 animais em situação de abandono no município.

Importante ressaltar que a castração não é mutilação do animal, quando feita de modo correto, com profissionais capacitados, higienização, cuidados pré e pós-operatório, e evita enfermidades e superpopulação de animais abandonados.

No CERCA tem 40 animais prontos para adoção, incluindo filhotes, que já saem com compromisso de que, assim que atingirem a idade, serão castrados pelo município.

Convidamos toda a comunidade para visitar o CERCA, conhecer os animaizinhos e quem sabe fazer uma adoção.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: