Copasa divulga balanço de vistorias em Frutal

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) realizou um balanço das vistorias realizadas em Frutal no mês de janeiro. Foram visitados 54 imóveis no bairro Nossa Senhora Aparecida. Em oito destes, a empresa constatou ligações clandestinas de esgoto. Ao todo, serão visitadas cerca de 2 mil propriedades do bairro. 

Nos imóveis em que foram constatadas ligações clandestinas, a empresa estabeleceu um prazo de 90 dias para a regularização. Após esse período, os empregados retornarão aos endereços para verificar se a situação foi corrigida e repassar as informações ao Ministério Público. 

O trabalho educativo, que visa à eliminação de ligações clandestinas de água pluvial nas redes coletoras e a explicação aos moradores do porquê de a água da chuva e esgoto não poderem se misturar, teve início em 10 de janeiro. “As visitas são breves e não costumamos ter dificuldade para adentrar as residências, visto que, após explicarmos a demanda do Ministério Público para a realização desse trabalho, os moradores sempre cooperam”, contou o encarregado do sistema, Jaime Freitas. 

A gerente regional da Copasa, Elenice Louback, destacou mais uma vez que as vistorias não têm como intuito a penalização dos clientes. “Quando água pluvial é canalizada para o sistema de esgotamento, ocorre entupimento e rompimento da tubulação; extravasamento de esgoto em vias públicas; retorno de esgoto, baratas e ratos para o interior das residências e até mesmo acidentes de trânsito, decorrentes do deslocamento das tampas dos poços de visita localizados no meio das ruas”, pontuou. 

Técnicos da Copasa, sempre em duplas, devidamente uniformizados e em posse de seus crachás de identificação, visitam o interior das casas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Caso não seja encontrado um responsável pelo imóvel, os profissionais retornam ao endereço durante os finais de semana. Até o momento, de todos os locais procurados pela companhia, somente três não foi possível inspecionar. Técnicos retornarão aos imóveis a partir desta terça-feira (15/02).   

O bairro Nossa Senhora Aparecida foi escolhido para início dos serviços por apresentar maior índice de reclamações de extravasamento de esgoto durante períodos chuvosos. Após encerradas as vistorias na região, os empregados da Copasa iniciarão as visitas no Alto do Boa Vista. A previsão é que os cerca de 3 mil imóveis desse próximo local sejam vistoriados dentro de um mês.  

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: