Itapagipe: Saúde realiza combate ao Aedes Aegipty

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando desde o início do ano, através da Vigilância Ambiental, um intenso trabalho no controle ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças como Dengue, Chikungunya, Zika, Febre Amarela.
Foram feitas mais de 3.500 visitas domiciliares em busca de focos e eliminação do vetor, com muitos criadouros encontrados diariamente pela equipe, além do trabalho de bloqueio com bombas costais motorizadas em locais com pacientes com suspeita de dengue.
Foi realizado também fumacê veicular em toda a cidade e, em breve, será realizado mais um ciclo do fumacê na cidade e na Vila Coqueiros, com objetivo de diminuir a população de mosquitos adultos.
A equipe da Vigilância Ambiental vem realizando também o trabalho quinzenal em pontos estratégicos como parque de exposições, ferro velho e borracharias, locais esses com grande probabilidade de procriação do mosquito.
A vigilância ambiental ressalta a importância da população tomar os cuidados básicos e necessários, como não deixar vasilhas com água nos quintais, olhar com frequência calhas, colocar areia nos pratinhos de plantas, manter piscinas sempre tratadas, entre outros.
Outro alerta da Secretaria de Saúde foi com relação a um macaco morto encontrado no centro da cidade, o que pode indicar a circulação do mosquito transmissor da febre amarela na comunidade.
A equipe da Vigilância Ambiental adotou todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, com a captura do primata e encaminhamento para o laboratório da Macro Regional em Uberaba, o qual será encaminhado para Funed em Belo Horizonte para exames.
A vigilância sanitária pede a todos que fiquem atentos e, caso alguém veja algum macaco morto, comunique imediatamente as autoridades de saúde do município para uma vigilância correta e eficiente, lembrando ainda da importância de manter a vacina de Febre amarela em dia.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: