Cejusc é instalado na Comarca de Campina Verde
O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Newton Teixeira Carvalho, inaugurou, nesta quinta-feira (27/1), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Campina Verde, Triângulo Mineiro. Com mais essa inauguração, os Cejuscs estão presentes em 286 das 297 comarcas de Minas Gerais.
O Programa Justiça Eficiente (Projef), instituído no início da gestão do desembargador Gilson Soares Lemes à frente da Presidência do TJMG, entre várias metas, prevê a instalação de Cejuscs em todas as comarcas do Estado até junho de 2022, quando se encerra o atual mandato.
Somente nesta gestão, já foram instalados 91 Cejuscs em diversas comarcas do interior, o que evidencia o foco do Tribunal de Justiça de Minas Gerais na chamada justiça da mediação e conciliação. “É a Justiça do século XXI, que prioriza a mediação e não o litígio”, frisou o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho.
Para ele, é uma grande alegria inaugurar mais um Cejusc, seguindo as metas do Programa Justiça Eficiente. “Estamos oferecendo aos magistrados e servidores uma poderosa ferramenta, que permite resolver as pendências do jurisdicionado de forma muito mais rápida, sem a necessidade de um processo tradicional”, destacou o desembargador.
A diretora do foro de Campina Verde, juíza Eleusa Maria Gomes, afirmou que a chegada do Cejusc na comarca será muito importante para aliviar o grande número de processos que se acumulam na secretaria. Atualmente, a comarca possui em torno de 24 mil habitantes e 11 mil processos ativos, o que sobrecarrega o trabalho da magistrada e dos servidores. Além da cidade de Campina Verde, faz parte da comarca o distrito de Honorópolis.
“Vamos trabalhar muito com esta importante ferramenta que chega à nossa comarca e tentar resolver muitos problemas da população por meio da conciliação, um caminho muito melhor para todos”, destacou a magistrada. A coordenação do Cejusc na Comarca de Campina Verde ficará sob a responsabilidade do juiz da Comarca de Prata, Jefferson Val Iwassak.
Há 31 anos na magistratura, a juíza Eleusa Maria Gomes já passou pelas comarcas de Medina, Frutal, Resplendor, Estrela do Sul, Canápolis e Ituiutaba. Em Campina Verde, ela já está há 25 anos; mas, em breve, deve retornar para Ituiutaba, sua cidade natal.
Também compareceram à cerimônia de inauguração do Cejusc de Campina Verde o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, Ricardo Véras; o prefeito de Campina Verde, Helder Paulo Carneiro; o presidente da Câmara Municipal de Campina Verde, Gustavo Venâncio Arantes; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Campina Verde, Olívia Maria Nahass Franco de Sousa; o promotor de justiça José Cícero Barbosa da Silva; e a defensora pública Elizângela Menegaz de Paula Alves.
Das 297 comarcas mineiras, 11 ainda não possuem Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, questão que será sanada até junho de 2022. São elas: Muzambinho, Perdizes, Rio Vermelho, Bocaiuva, Cachoeira de Minas, Campanha, Espinosa, Lajinha, Mutum, Nova Lima e São Domingos do Prata.