Vereadora Irma sugere criação de Departamento de Modalidades Paralímpicas

A vereadora Irma Rezende fez um pedido ao prefeito Bruno Augusto e à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Inclusão para que seja criado o Departamento de Modalidades Paralímpicas.

Segundo ela, a proposta é promover a inclusão social, estimular a participação de estudantes com deficiência visual, física-motora e intelectual na prática de atividades esportivas.

Para Irma, a criação do departamento poderá viabilizar o programa de atividades esportivas para pessoas com deficiência e que favoreça a população desde criança, o que irá contribuir com a melhora da autoestima, além de promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

“O esporte não é uma realidade frequente nas vidas das pessoas com deficiência. Esse departamento virá quebrar paradigmas e, através do esporte, trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência. A prática esportiva possibilita inúmeras ocasiões para a integração, uma vez que além dos treinos físicos e táticos, os esportistas participam de campeonatos realizados nas cidades e abre possibilidades em outros locais do país, gerando integração e intercâmbio sociocultural e desportivo entre estudantes”, enfatizou.

Ela relata que desde 2016 está em vigor a Lei Brasileira de Inclusão e que é preciso haver uma capacitação dos professores de educação física para atender essa demanda.

Irma sugere ainda que os jogos paralímpicos sejam disputados nas modalidades de atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, judô, tênis em cadeira de rodas, futebol e voleibol sentado.

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: