Arsae-MG avalia 249 municípios e registra mais de 4000 inconsistências nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 2021

O Projeto MAIS Água & Esgoto, em 2021, avaliou 249 municípios mineiros e analisou mais de 4000 constatações relacionadas aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, como qualidade da água, paralisações no abastecimento, solicitações, reclamações, contratos, dentre outras. Desde o lançamento do Projeto, em 2018, já foram avaliados 393 municípios e registradas mais de 7000 constatações. Assim, a Arsae-MG alcança uma marca expressiva no que diz respeito a avaliação nos sistemas de abastecimento de água e esgoto e pela primeira vez, desde o início de sua atuação, esteve presente nos 641 municípios regulados por ela, seja por meio das fiscalizações operacionais presenciais, remotas ou pelo Projeto MAIS.  O Projeto tem como objetivo monitorar e avaliar informações dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de forma remota, por meio de informações que prestadores de serviços regulados enviam periodicamente para a Arsae-MG.  O MAIS Água e Esgoto é desenvolvido pela equipe da Gerência de Informações Operacionais (GIO).

As constatações são enviadas para os respectivos prestadores para correções e esclarecimentos. O prestador tem em média de duas a três semanas para responder os questionamentos e enviar para a Agência. De acordo com a equipe da GIO, nos casos em que há ausência de informação, o prestador deve enviar as informações faltantes. Quando há inconsistência nos dados, solicita-se a correção das informações e o envio das informações corretas. Por fim, quando há mau desempenho na prestação do serviço, o prestador deve encaminhar o motivo do desempenho insatisfatório e apresentar as ações que serão realizadas para solucionar o problema. Finalizados os processos na GIO, eles seguem para Gerência de Fiscalização Operacional e podem se tornar processos fiscalizatórios, principalmente diante de pontos não solucionados via Projeto MAIS Água e Esgoto.

Na página do Projeto MAIS Água e Esgoto é possível acessar o Parecer Técnico elaborado pela Gerência de Informações Operacionais. Clique e fique por dentro da avaliação realizada no município do seu interesse.

Rodrigo Portari

Jornalista, doutor em Comunicação.

%d blogueiros gostam disto: