UTI do Frei Gabriel, enfim, é inaugurada em Frutal

A UTI do Hospital Frei Gabriel finalmente foi inaugurada e entrou em funcionamento. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 23 de dezembro, na presença de autoridades, vereadores, representantes da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, Secretários Municipais, imprensa, gestores e colaboradores do Hospital Municipal Frei Gabriel, anexo à Unidade.
Em seu discurso, o prefeito Bruno Augusto disse que depois da Prefeitura colocar em dia as dívidas do Hospital Frei Gabriel, entregar a UTI e o aparelho de tomógrafo em funcionamento ainda no primeiro ano de seu mandato, o próximo desafio da sua gestão será melhorar a parte estrutural, com reforma e ampliação da instituição. “A UTI é um passo importante que vai alavancar nossa cidade, ajudar também os municípios da região que tanto sofreram até o momento”, destacou.
Ao agradecer a parceria com a Câmara Municipal e o apoio da equipe da Saúde e do Hospital, Bruno Augusto adiantou as principais melhorias que pretende fazer: reforma do Centro Cirúrgico, Pronto Socorro e demais setores do hospital e a construção de uma sala para a instalação em definitivo do tomógrafo. “Com o nosso hospital reformado, com a união dos municípios vizinhos vamos fazer com que pacientes que hoje vão para Uberaba sejam atendidos em Frutal. Temos potencial para isso e queremos transformar nossa cidade num polo de assistência à saúde”, anunciou.
Para o vice-prefeito Jerry da Silva, a entrega da UTI funcionando representa um dia especial, uma conquista da população frutalense e de toda a região. “Foi um árduo trabalho do prefeito Bruno, da secretária Lamonise, com o apoio da Câmara que destinou recursos para o funcionamento da Unidade. Sabemos que o desafio é grande, mas o desejo desta gestão é melhorar cada vez mais a saúde do nosso povo”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Edivalder da Silva Fernandes, definiu como sendo um marco a entrega da UTI e do tomógrafo. “Não tenha dúvida de que todos os vereadores se empenharam para que esse dia histórico, esse capítulo da saúde de Frutal e região se tornasse realidade”.
De acordo com a secretária Lamonise Ribeiro, a UTI de Frutal é composta por uma estrutura completa, com uma equipe multidisciplinar, oitos leitos prontos para atender o paciente que chega ao Pronto Socorro e precisa de um atendimento intensivo. “Foram 28 dias de muito trabalho, permaneci em tempo integral acompanhando a equipe sem deixar de atender a Secretaria. Estamos felizes e agradecidos por ter uma Unidade pronta para atender os pacientes, assim como oferecer o serviço de tomógrafo”, afirmou.
O Superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Eurípedes Leitão, definiu como sendo um dia inesquecível a inauguração da UTI. Ele aproveitou para parabenizar o prefeito Bruno, o vice Jerry e a gestão da Saúde em Frutal, que segundo ele, de forma heroica, conseguiram o feito de colocar a obra em perfeito funcionamento.
Segundo o responsável técnico da UTI, o médico Gabriel Zamberlini, que terá o papel de orientar a equipe que vai atuar na Unidade, serão tratados os pacientes que precisam de medicações de infusão contínua para manter os níveis de pressão normal, de aparelhos respiratórios, aqueles que devido às patologias graves podem desenvolver esse tipo de situação, os pós-operatórios de cirurgias mais graves com possibilidade de agravamento nos primeiros dias.
Conforme descreveu o administrador do Hospital Frei Gabriel, Giovani Carvalho Silva, foram necessárias diversas reuniões, contratações e treinamento de pessoal, compras de medicamentos, equipamentos e insumos, ajustes de reforma e construção, organização documental e estrutural até que obra pudesse ser inaugurada. “Aqui teremos equipes de plantões formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, servidores administrativos e equipe médica de cirurgia e demais especialidades necessárias para uma UTI”, informou.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: