Prefeitura de Frutal e Sebrae promovem curso para capacitar agricultor familiar a vender para os órgãos públicos

A Sala Mineira do Empreendedor, em uma parceria com o Sebrae e com a Secretaria do Produtor Rural, promoveu um curso para o empreendedor familiar rural. O objetivo é qualificar e motivar o agricultor familiar a vender seus produtos para o poder público, principalmente, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O intuito é desenvolver ações que estimulem o fortalecimento da agricultura familiar no nosso município, gerando receita e renda para os pequenos produtores.
No curso, foram apresentados ao agricultor familiar os benefícios de se transformar em um fornecedor de produtos agrícolas para a administração pública, constituindo-se, assim, uma nova oportunidade de negócios, além de ser um instrumento de fomento ao desenvolvimento econômico e social local.
Nilson Borges, consultor em políticas públicas do Sebrae-MG, destaca quais são as vantagens de se vender para a administração pública. “O poder público é um dos maiores compradores do país, além disso quando se vende para a administração pública os preços se mantém estáveis, evitando aquelas oscilações de valores que são muitos comuns no mercado agrícola”.
Na opinião de Nilson, muitos produtores deixam de fazer negócio com o poder público por falta de conhecimento. “Por isso, esse curso é de suma importância, pois muitos agricultores precisam passar por uma capacitação para que possam ter condições de vender para o poder público”.
José Luiz de Paula Neto, secretario de desenvolvimento econômico, parcerias e inovações, ressalta que uma das preocupações é estimular o empreendedorismo local e desburocratizar e simplificar os processos. “A gente percebe que a um esforço tanto em âmbito federal, estadual e municipal para facilitar a vida dos pequenos empresários, dos microempreendedores e dos agricultores familiares e isso é fundamental para fomentar a economia dos municípios”

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: