Escola Alonso de Morais promove exposição para falar sobre a importância de um mundo mais sustentável

Uma parceria entre o tradicional Colégio Santo André, de São José do Rio Preto, e a Escola Municipal Coronel Alonso de Morais resultou uma exposição virtual e presencial que teve como tema principal a preservação do meio ambiente e a busca por um mundo mais sustentável.

Mas antes das crianças criarem e exporem os seus trabalhos, elas ouviram a história e os ensinamentos contidos no livro do Planeta Terra, de Todd Parr. Inspiradas pela obra, os estudantes então começaram a desenvolver os projetos que seriam apresentados tanto na exposição virtual quanto na exposição presencial promovida ao longo da última semana pela Escola Alonso de Morais.

Cada ano ficou responsável por apresentar trabalhos diferentes, os alunos da educação infantil ficaram responsáveis por representar a vida aquática do planeta Terra através de pinturas com o dedo. Já os estudantes do primeiro ano produziram brinquedos com materiais recicláveis, os garotos e garotas do segundo ano usaram materiais reutilizáveis para fazer instrumentos musicais. Tanto esses instrumentos musicais como os brinquedos serão doados para instituições filantrópicas de Rio Preto.

Os estudantes do terceiro ano tiveram que demonstrar quais atitudes eles estão adotando para ajudar a salvar o meio ambiente e tornar o nosso planeta mais sustentável. Já os alunos do quarto ano foram incumbidos de produzir acrósticos com a palavra sustentável, acróstico é uma composição escrita feita a partir das letras iniciais de palavras isoladas ou localizadas no início ou no interior de frases e de versos.

Por último, os estudantes do quinto ano produziram vídeos dando dicas de como cuidar da fauna e da flora da nossa cidade, o material está disponível no Instagram do Alonso de Morais.

De acordo com a contadora de histórias, Polyana Flavio de Oliveira, a apresentação do livro do Planeta Terra para as crianças e a parceria com o Colégio Santo André foram o ponto de partida de uma ação que superou todas as expectativas. “Realmente a qualidade dos trabalhos chega a nos emocionar, além disso, criamos uma bela parceria com o colégio de Rio Preto que inclusive nos enviou de presente uma muda de jacarandá que será plantada na área verde da nossa escola”.

Já a diretora da Escola Municipal Coronel Alonso de Morais, Tatiana Paula Silva Ribeiro, ressaltou que a exposição também faz parte da programação do projeto “Semana da Educação para a Vida” promovido pela Secretaria Municipal de Educação. “Também gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar e agradecer a todos os profissionais, pais e estudantes que participaram desse belo projeto que nos fez refletir tanto e nos trouxe valiosos ensinamentos que iremos carregar para sempre”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: